Diferente da dívida negativada, a dívida atrasada acontece quando a pessoa não paga até a data de vencimento, mas faz o pagamento após alguns dias
Nem todos os brasileiros conseguem manter seus nomes limpos. Isso porque há diversos obstáculos, como alta dos preços, pandemia e desemprego. Além disso, muitas pessoas acabam tendo complicações com o pagamento das contas. E o resultado é adquirir uma dívida negativada.
O que é dívida negativada?
Dívida negativada é quando a pessoa tem o seu nome incluso em órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, Boa Vista e SPC.
Isso acontece quando uma conta está a algum tempo atrasada. Sendo assim, o credor da dívida aciona um ou mais órgãos de proteção ao crédito para incluir o nome do devedor como negativado.
Portanto, é preciso seguir o pagamento em dia das dívidas para evitar a negativação do nome. Porém, ainda há a chance de renegociar o que deve. E há algumas empresas no mercado que são especialistas, como O Facilitador.
Neste caso, as parcelas podem ser menores, o que ajuda a quitar esse débito, evitando que o nome fique negativado.
Qual a principal diferença entre dívida negativada e dívida atrasada
Apesar das pessoas confundirem, essas dívidas são bem diferentes. A dívida atrasada é quando o cidadão paga após a data de vencimento.
Por exemplo, a conta de luz venceu no dia 20, e o pagamento foi feito no dia 29 do mês. Então, a conta apenas estava atrasada, mas não está negativada ainda.
Por sua vez, a dívida negativada acontece quando a empresa que você deve, informa o débito aos birôs de crédito, que são empresas que registram os dados de pagamentos das pessoas.
Como pagar uma dívida negativada?
A melhor forma de limpar seu nome é negociar a dívida. Você deve entrar em contato com os credores e oferecer uma forma de pagamento que caiba no seu bolso. Dependendo da empresa, você pode escolher pagar à vista ou parcelar o que deve, em parcelas sem juros.
Outra forma para quitar os débitos é solicitar a portabilidade da dívida para outra instituição. Assim você consegue trocar uma dívida de juros mais elevado, por outra que possui juros mais atrativos e se encaixe melhor no seu orçamento.
Consequências
Uma das principais consequências em ter o CPF negativado é ter maior dificuldade de aprovar crédito junto às instituições como em casos de financiamentos e empréstimos.
E dependendo do tipo de dívida, você também pode receber ações judiciais, ter a conta bloqueada ou perder bens que estão em seu nome.
A dívida pode caducar?
Em primeiro lugar, é preciso entender a diferença entre dívida negativada, prescrita e dívida caduca.
A dívida negativada é quando ela está inscrita nos órgãos de proteção ao crédito. Entretanto, caso a dívida não seja paga durante o período de 5 anos, os órgãos de proteção são obrigados a retirar esse débito dos registros. Desse modo, a dívida caduca.
Isso ocorre porque o Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê que após 5 anos com restrição de crédito, o CPF não pode mais sofrer as consequências por conta de uma dívida.
Já a dívida prescrita, é aquela que a empresa não pode mais cobrar judicialmente pela dívida. Ou seja, após um período ela passa a ter direito de cobrar a dívida apenas por forma amigável, sem recorrer à Justiça. Na maioria dos casos, isso ocorre após 10 anos da dívida ativa. Contudo, também pode acontecer antes dependendo da situação.
Diante de todo esse conhecimento, ao identificar uma dívida atrasada ou uma dívida negativada, é bom também investir em um planejamento financeiro. Isso inclui ainda procurar empresas credoras para renegociar seus débitos. E o próximo passo é poder voltar a planejar e realizar sonhos de modo mais rápido e seguro.
Foto: https://www.freepik.com/free-photo/closeup-economist-using-calculator-while-going-through-bills-taxes-office_25751795.htm