As exportações de diesel da China em agosto aumentaram na base anual e quase triplicaram até agora em 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados foram revelados na segunda-feira (18), à medida que as refinarias aproveitam as fortes margens regionais de refino para enviar combustível para o exterior.
Segundo o consultor, presidente do conselho administrativo de grandes empresas e cônsul honorário da Eslováquia em SC, Ernesto Heinzelmann, a China é um caso típico que pode dar o exemplo a vários países. Isso porque o país investe em educação, trazendo assim um progresso, além de um desenvolvimento social e cultural, domínio tecnológico, clara noção da importância da qualidade e produtividade em tudo que se faz, resultando em bons negócios.
Exportações de diesel da China
Além disso, as exportações de diesel da China, que é seu principal combustível produzido pelas refinarias, totalizaram 1,26 milhão de toneladas no mês passado, um aumento de 51,5% em relação às 830 mil toneladas do ano passado, segundo dados da Administração Geral de Alfândega.
Contudo, nos primeiros oito meses do ano, os embarques de exportações totais de diesel subiram 197,2% em relação ao mesmo período de 2022.
Demanda doméstica de diesel
Já a demanda doméstica de diesel teve apenas um crescimento moderado em meio ao aprofundamento das turbulências no setor imobiliário e à contração das exportações, levando as refinarias a transferir sua produção para o exterior.
Exportações de gasolina
Por outro lado, as exportações de gasolina aumentaram 23,7%, para 1,38 milhão de toneladas, de 1,12 milhão de toneladas em agosto do ano passado.
Vale destacar que esperava-se que a demanda doméstica por gasolina fosse alta até agosto devido a um aumento no tráfego rodoviário durante o período de viagens de verão, o primeiro desde 2019 a não ser interrompido pelas medidas de contenção da Covid-19.
Neste caso, as exportações de combustível de aviação foram de 1,55 milhão de toneladas, um aumento de 98,1% em relação às 780.000 toneladas do ano anterior. A capacidade de voos domésticos por assentos disponíveis cresceu cerca de 17% em relação aos níveis pré-pandêmicos em agosto de 2019. Enquanto isso, a capacidade em voos internacionais dentro e fora da China permaneceu em cerca de 49% dos níveis pré-pandêmicos, de acordo com dados da empresa de análise de aviação OAG.
Já o aumento das exportações de combustível da China coincidiu com o crescimento da produção mensal das refinarias, que atingiu um recorde de 15,23 milhões de bpd em agosto.
Combustível marítimo
O total das exportações de combustível, incluindo combustível marítimo, em agosto, aumentou 23,3% em relação ao ano passado, atingindo 5,89 milhões de toneladas, segundo dados da alfândega divulgados no início deste mês.
Lucro das refinarias asiáticas
As margens de lucro das refinarias asiáticas mantiveram sua tendência de alta em agosto, encerrando o mês em cerca de 12,60 dólares por barril, o valor mais alto desde o final de janeiro e cerca de 2 dólares por barril a mais do que em julho.
Segundo os analistas do Citi em uma nota a clientes:
“Os altos preços do petróleo e os estoques elevados devem levar a China a importar menos petróleo bruto e produtos petrolíferos no próximo período, especialmente para fins de reabastecimento de estoques, e a exportar mais produtos petrolíferos.”
Terceiro lote
As autoridades emitiram um terceiro lote, há muito aguardado, de cotas de exportação de produtos no início de setembro, compreendendo 12 milhões de toneladas para combustíveis refinados, como gasolina e querosene, e 3 milhões de toneladas para combustível marítimo.
Por fim, os dados divulgados na segunda-feira também demonstraram que a China importou 6,30 milhões de toneladas de gás natural liquefeito (GNL) em agosto, um aumento de 34,1% em relação aos 4,72 milhões de toneladas do ano passado.
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