Com o surto de coronavírus no Brasil e no mundo, muitas pessoas ainda se questionam se o etanol utilizado no abastecimento de veículos também combate a Covid-19 (nome da doença).
Este artigo vai tirar dúvidas sobre o uso do etanol para limpeza da casa e outras questões; confira.
Qual o melhor álcool para limpeza da casa em tempos de coronavírus?
Segundo esclarece o site do Conselho Federal de Química (CFQ), a limpeza da casa pode continuar a ser feita com produtos que as pessoas já estão acostumadas. No caso de superfícies, jamais se deve usar etanol para limpeza. Ao contrário, para cada superfície, como madeira, metal, cerâmica, porcelanato, vidros, etc, existe um produto específico para cada uso.
Portanto, os mesmos produtos que desinfetam esses locais, que já eram utilizados antes da pandemia de coronavírus, podem continuar a serem utilizados com a mesma finalidade. A única recomendação é realizar este tipo de limpeza com maior frequência para manter a casa cada vez mais limpa.
Álcool para limpar a casa e álcool para higienizar as mãos: qual a diferença?
Outra dúvida a cerca do etanol para limpeza é se o mesmo serve para limpar a casa e ainda poder higienizar as mãos na falta do álcool em gel. Como dito acima, a limpeza da casa pode ser desempenhada com o que já era usado para cada ambiente, com o intuito de desinfetar bem cada ambiente. No caso da higiene das mãos, o melhor uso em casa é lavá-las com água e sabão, e utilizar o álcool em gel quando não estiver em um local onde possa lavar. O álcool em gel pode ser usado em idas ao mercado, farmácia, ou ao utilizar transporte público.
Como o etanol pode ser utilizado?
Como já vimos o etanol não ser usado para limpeza da casa. Seu uso adequado diz respeito ao abastecimento de veículos (Gasolina), o famoso álcool de posto, atuando como um combustível. Ele também pode ser utilizado na composição de tintas, solventes e vernizes.
Também existe o etanol hidratado, que é uma mistura hidroalcoólica (álcool e água) com teor alcoólico mínimo de 92,6° (INPM), constituído por álcool etílico ou etanol.
Já o etanol de anidro, mais conhecido como álcool de anidro possui um teor alcoólico máximo de 99,3° (INPM), composto somente por etanol ou álcool etílico. Também é utilizado como combustível para veículos (Gasolina C) e ainda na produção de tintas, solventes e vernizes.
Para que o álcool 70% serve?
Na área da saúde, o álcool atua na forma de dois compostos químicos solúveis em água: o álcool etílico e o álcool isopropílico. Esta junção possui características germicidas em decorrência de suas concentrações.
Apesar de haver dúvida em relação à sua concentração por ser menor que a utilizada como combustível, o que a faz eficaz neste caso é o seu modo de ação. Em outras palavras, o álcool 70% tem concentração muito boa para um efeito bactericida, pois a desnaturação das proteínas do microrganismo se faz mais eficiente em contato com a água, pois isso facilita a entrada do álcool para dentro da bactéria e também espaça a volatização do álcool, o que possibilita maior tempo de contato.
Com isso, o etanol destrói bactérias vegetativas. No entanto, os esporos bacterianos podem ser resistentes. No caso de vírus envelopados, como o da Influenza H1N1, e fungos, também são destruídos por esta porcentagem de álcool. Além disso, o álcool 70% é recomendado pela própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA.
Portanto, no quesito higienizar as mãos, este tipo de etanol atua como um antisséptico, eliminando bactérias dessa região do corpo.
Fontes: Site CFQ, site ADVFN Brasil e site Food Safety Brazil
*Foto: Divulgação