Pix recebido por engano pode ser devolvido; siga o passo a passo
Há diversas formas de devolver um Pix recebido por engano — tanto pelo aplicativo quanto pelo contato direto com a instituição financeira. Sendo assim, não precisa ficar preocupado, pois é simples devolver. Confira neste artigo o passo a passo de como devolver mesmo sem saber a chave da pessoa para estornar o valor recebido.
Vale destacar que as instituições financeiras estão sempre implementando medidas adicionais de segurança para que casos como este sejam solucionados da melhor forma possível. Segundo Cláudio Salituro, ex-VP de TI da Caixa: “Essas medidas são importantes para garantir que o sistema continue seguro e confiável para todos os usuários, permitindo a evolução dos produtos e serviços através da utilização do Pix.”
Pix recebido por engano
Para devolver um Pix recebido por engano, além de ter a atitude correta em devolver um valor creditado que não é seu, é bom destacar que este ato pode livrar você de dores de cabeça na Justiça. Isso porque uma vez que se nega a devolver o valor pode dar margem para que a pessoa lesada tome providências legais.
Como fazer o estorno
O jeito mais simples de devolver este Pix é acessando o aplicativo do banco pelo qual você recebeu o valor. No entanto, se por acaso você estiver sem acesso ao app, também dá para se comunicar diretamente com a instituição financeira e combinar o ressarcimento. Confira o passo a passo abaixo para cada possibilidade.
Pelo aplicativo
Aplicativos de diversas instituições financeiras contam com uma opção específica para devolver dinheiro recebido por engano via Pix. Na prática, as funções são bem parecidas em termos de menu e navegação, siga as instruções abaixo:
- Abra o app do seu banco;
- Toque na opção de Pix;
- Acesse o menu de extratos de Pix;
- Toque na transferência recebida por engano;
- Toque na opção “Devolver” ou equivalente;
- Selecione o botão de confirmação e digite sua senha.
Depois disso, confira se o valor está correto e se o destinatário é de fato a pessoa que você deseja reembolsar o dinheiro. Se o seu aplicativo não possui a ferramenta de devolução, basta obter a chave do usuário no extrato para fazer um Pix do jeito comum.
Pelo banco
Se por algum motivo você não conseguir usar o seu aplicativo bancário ou estiver com dificuldades para usar a ferramenta de transações, é possível recorrer ao banco para solicitar o contato da pessoa que depositou o valor por engano e pedir orientações para fazer a devolução.
A forma mais recomendada de conversar com a instituição é ligando e relatando toda a situação.
Telefones dos bancos
Confira o número do SAC das principais instituições financeiras do Brasil:
- Banco do Brasil: 0800-729-07222;
- Bradesco: 4002-0022;
- BTG Pactual: 0800-7722-8274;
- Caixa Econômica Federal: 0800-726-01015;
- Itaú: 0800-728-07286;
- Pan: 0800-776-80008;
- Santander: 0800-762-77779;
- Sicredi: 0800-724-7220;
- Nubank: 4020-0185.
Por fim, basta combinar uma maneira de fazer o reembolso, que pode ser feito por PicPay, por exemplo — caso a outra pessoa também tenha uma conta na plataforma, e assim por diante.
*Foto: Reprodução/https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/economia/2023/03/contribuinte-precisa-declarar-movimentacoes-do-pix-no-imposto-de-renda.html