Programa de startups Embrapa terá quatro áreas de interesse: bioinsumos, biologia sintética aplicada, micro e nanomateriais e produtos alimentícios
A unidade Recursos Genéticos e Biotecnologia da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), localizada em Brasília (DF), lançou terça-feira (22) um programa para acelerar o desenvolvimento de soluções tecnológicas sustentáveis ao agronegócio. Trata-se do Colmeia Up, que beneficiará startups e pessoas físicas com projetos em quatro áreas temáticas de grande demanda no mercado, o que terá um impacto econômico positivo.
Segundo Rafael Vivian, chefe adjunto de transferência de tecnologia da unidade, são estas áreas de interesse: bioinsumos, biologia sintética aplicada, micro e nanomateriais e produtos alimentícios.
Desafios
Contudo, agora, os desafios para as empresas nascentes de base tecnológica envolvem, entre outros, desde o desenvolvimento de tecnologias para o complexo de nematóides e percevejos até métodos de rastreabilidade agropecuária utilizando nanotecnologia.
Ainda de acordo com Vivian, o público alvo da Embrapa são empresas startups, assim como pessoas que estejam vinculadas a programa de pós-graduação stricto sensu ou que já concluíram mestrado ou doutorado, interessadas em empreender e gerar soluções inovadoras para atender pelo menos um dos desafios da primeira chamada do Comeia UP. As inscrições serão abertas em 6 de dezembro.
Financiamento
Por fim, a chamada não prevê financiamento direto das propostas de desenvolvimento de soluções tecnológicas. Porém, para as propostas selecionadas, a Embrapa poderá oferecer, por exemplo, compartilhamento de conhecimentos, ativos de inovação e infraestrutura, bem como outros benefícios que vão facilitar o desenvolvimento dos projetos inscritos. O Colmeia Up contará com uma página na internet, que também estará disponível a partir de amanhã.
*Foto: Reprodução