No universo dos combustíveis, existem algumas formas de nomeação, que muitos desconhecem. Neste artigo vamos explicar as diferenças entre etanol anidro e etanol hidratado.
Diferenças entre etanol anidro e etanol hidratado
O etanol hidratado é o que conhecemos mais quando vamos abastecer o carro no posto de gasolina. Quando pedimos ao atendente para “completar o tanque com álcool” é do etanol hidratado a que nos referimos, classificado como etanol comum. Já o etanol anidro é o resultado da mistura com a gasolina.
Uma das diferenças entre o etanol anidro e o etanol hidratado diz respeito á quantidade de água presente em cada um deles. O combustível hidratado tem em sua composição em torno de 95,1% e 96% de etanol e o restante de água. No caso do etanol anidro essa porcentagem chega a 99,6% de graduação alcoólica, tornando este tipo de produto como “etanol puro” ou “etanol absoluto”. Portanto, o álcool anidro é praticamente etanol puro. A origem da palavra anidro vem do grego e significa “sem água” (a = não e hidro = água).
Processo de fabricação
O processo de fabricação do etanol anidro e etanol hidratado são o mesmo até chegarem ao estágio de fermentação.
E é da fermentação que surge o álcool hidratado, com uma taxa de cerca de 95% de etanol. No caso do álcool anidro para se obter a substância é necessário que o etanol passe pelo processo de desidratação, que acontece com a destilação fracionada, ou seja, o método consiste na evaporação da água logo depois de separá-la do álcool.
Em seguida, o etanol anidro é misturado à gasolina com a finalidade de baratear este tipo de combustível e ainda elevar sua octanagem e diminuir a emissão de gases poluentes.
Mistura do etanol anidro e etanol hidratado no Brasil
Atualmente, o Brasil usa a mistura na proporção de 20%, sendo que esta porcentagem já alcançou 25% em alguns períodos, que é o valor máximo devido a necessidades de modificação no motor que vai além dessa proporção.
Estados Unidos, Canadá, Paraguai e Chinas, além de mais de 40 países, também utilizam essa mistura. A diferença é que nestas localidades as proporções costumam ser em torno de 5% a 10%.
Outra finalidade do etanol anidro é na fabricação de tintas. Vernizes, solventes e bebidas destiladas, entre outros produtos.
No Brasil, apenas o etanol hidratado é utilizado com a finalidade de combustível, desde o final da década de 1970.
Maior produtor mundial de cana-de-açúcar
O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, que é a melhor matéria-prima do etanol.
Essa forma de utilização do etanol hidratado é viável economicamente somente por aqui graças a incentivos do governo, entre eles, o programa Proálcool, criado em 1975.
Além de sua utilização para abastecimento de veículos, o etanol hidratado também está presente nas seguintes formulações: cosméticos, produtos de limpeza, antissépticos, cerveja, vinho e outros líquidos. Em todos eles, as graduações alcoólicas variam conforme o produto.
Fonte: site NovaCana.com
*Foto: Divulgação