Compartilhamento de carros elétricos sem estações para entrega e retirada de veículos é oferecido de forma pioneira pela cidade do interior paulista
Antes de 2020 começar, a cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo, já integrou entre suas inovações o serviço de compartilhamentos de carros elétricos em vias públicas. A iniciativa já foi aprovada por seus moradores.
Iniciado em 13 de dezembro, o serviço conferiu à cidade o título de pioneira no Brasil em promover este sistema de compartilhamento, chamado dockless. Em outras metrópoles do país, como São Paulo e Fortaleza, o serviço já existe. No entanto, os carros contam com estações definidas de estacionamento para retirada e entrega.
Carros elétricos e a população
A iniciativa de compartilhamento de carros elétricos tem o aval dos residentes de São José dos Campos. Só no mês passado, os veículos registraram grande concentração em seus dias de operação, até mesmo com a chegada de novos possantes ao município.
A empresa responsável pelo serviço na cidade é a Beepbeep, que afirma que no começo da implantação, o sistema contou com uma frota de cinco carros e, em poucos, dias, este número passou a sete, com usuários que realizaram a retirada em São Paulo e vieram para São José, onde entregaram os veículos.
Sistema dockless
Graças ao sistema dockless, que permite que o serviço aconteça sem estações de travamento, os consumidores da iniciativa poderão utilizar os carros elétricos compartilhados por todo o município e entregá-los em qualquer lugar apropriado para seu estacionamento, conforme a região de abrangência, da mesma forma como já ocorre com o serviço de patinetes e bicicletas compartilhadas na cidade.
Atualmente, as áreas de abrangência são no centro, Vila Ema e Jardim Aquarius e podem ser consultadas via aplicativo da Beepbeep.
Circulação intermunicipal
Apesar desses carros elétricos terem a possibilidade de se locomover em qualquer cidade, seu término de corrida só pode ser realizado em áreas de abrangência. Em suma, é possível retirar um veículo em São José e se dirigir até São Paulo ou ao aeroporto de Cumbica (Guarulhos), por exemplo, e deixar o carro nas estações da companhia. O mesmo vale para a retirada de um carro em São Paulo, com destino a São José.
No mês passado, ao mesmo tempo do início do serviço da empresa Beepbeep, a Prefeitura de São José dos Campos inaugurou vagas exclusivas para carros elétricos, demarcadas por meio de placas e sinalização de solo, nas cores azul e amarela, além de ícones alusivos à eletricidade. A ideia é promover cada vez mais a utilização deste tipo de veículo no município do interior paulista.
Fonte: Ciclo Vivo
*Foto: Divulgação