Troca de recicláveis por adubo orgânico acontece em terminais de ônibus de SP, onde também realiza troca de óleo usado por sabão
Termina hoje (5) a troca de reciláveis por adubo orgânico em São Paulo. A troca ocorre nos terminais de ônibus da cidade. A iniciativa da Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana) instalou pontos de coleta nos terminais. Sendo assim, os moradores da capital paulista poderão trocar materiais recicláveis e eletrônicos por um saquinho de adubo. Além disso, quem levar óleo de cozinha usado poderá trocar por uma unidade sabão em barra.
Troca de recicláveis por adubo orgânico – horário
A iniciativa ocorre das 10h às 16h deste sábado (5). A coleta dos materiais será realizada por agentes ambientais em sete terminais de ônibus e ainda do Parque da Juventude:
- Terminal Mercado – Av. do Estado, nº 3.350
- Terminal Grajaú – Rua Giovanni Bononcini, nº 77
- Terminal Vila Prudente – Av. Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo, nº 1359
- Terminal Lapa – Praça Miguel Dell Erba, nº 50
- Terminal A. E. Carvalho – Av. Imperador, 1.401 – Cidade A. E. Carvalho
- Terminal Capelinha – Estrada de Itapecerica, nº 3.222
- Terminal Pinheiros – Rua Gilberto Sabino nº 130
- Parque da Juventude – ao lado do metrô Carandiru
Processo de adubo é simples
O processo de obtenção do adubo orgânico é bastante simples. Para isso, a Prefeitura de São Paulo recolhe os resíduos de frutas, legumes e verduras das feiras livres e os encaminha para pátios de compostagem.
A partir desta técnica, faz com que não tenha mais despejo de lixo orgânico em aterros sanitários. Em seguida, é produzido o composto, utilizado como insumo em jardins e praças públicas. Mas em casa, ele pode ser aplicado nas plantas ornamentais e horta doméstica.
Pátios de compostagem
Por outro lado, quem não puder comparecer hoje nos terminais de ônibus, poderá obter seu saquinho de adubo orgânico nos pátios de compostagem da prefeitura. A quantidade máxima é de 60 kg por pessoa/mês. Ou seja, quase 2 sacos de 50 litros.
Destinação dos recicláveis
Em termos de sustentabilidade, os materiais recicláveis coletados pela iniciativa serão encaminhados às cooperativas de reciclagem habilitadas na Amlurb. Entretanto, os resíduos eletrônicos serão encaminhados à Cooperativa Coopermiti, também habilitada na autarquia. Já o óleo de cozinha usado será destinado ao Instituto Triângulo, que transforma o material em sabão em barra.
Mais dois Ecopontos
Contudo, a Amlurb acaba de anunciar a inauguração de mais dois Ecpontos na região da Zona Leste, situados em São Miguel Paulista. Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (de até m³), grandes objetos (móveis, sofás, etc.), poda de árvore e resíduos recicláveis.
Confira os novos ecopontos:
Ecoponto: Jardim Helena
Quando: sexta-feira, dia 4 de junho
Endereço: Rua Cosme dos Santos com a Rua Macapera – Jd. São Martinho
Ecoponto: Jardim Romano
Endereço: Rua Duarte Martins Mourão, 307.
Confira os endereços de todos os ecopontos da capital paulista.
Reciclagem de gesso
Além disso, após realizar um projeto piloto de oito meses, aproximadamente 30 ecopontos começarão a receber e reciclar gesso, afirma a Amlurb.
A iniciativa visa reduzir o descarte irregular desse material, que antes não era aceito nas unidades. O projeto será implantado gradativamente para as demais unidades.
As ações integram as celebrações da Semana Nacional do Meio Ambiente.
*Foto: Divulgação