Toyota híbrido flex brasileiro foi lançado em 2019, com o modelo Corolla híbrido flex, que roda com gasolina, etanol e bateria
Na última terça-feira (11), a Toyota apresentou na Índia um sedã híbrido flex produzido no Brasil. Com isso, a empresa dá início a um projeto piloto em um mercado onde o governo está pressionando montadoras de veículos a reduzirem as emissões de poluentes de seus produtos. E isso tudo influencia o setor de transportes sustentáveis.
Toyota híbrido flex brasileiro
Além disso, o Toyota híbrido flex brasileiro, lançado em 2019, com a produção do Corolla híbrido flez, que roda com gasolina, etanol e bateria, no Brasil. Ele também integra há meses uma defesa de estratégia de exportar a tecnologia para outros mercado com a finalidade de expandir escala e, consequentemente, reduzir custos.
Mercado indiano de combustível e cana-de-açúcar
Contudo, hoje, a Índia é um dos maiores produtores de cana-de-açúcar do mundo e a proporção de etanol no combustível é de em torno de 10%, podendo avançar, de acordo com a indústria de autopeças no Brasil.
Adoção de veículos elétricos
Apesar da adoção de veículos elétricos estar em crescimento, mesmo que em ritmo lento na Índia, o ministro dos Transportes rodoviários quer que as montadoras desenvolvam motores flex que usarão etanol produzido localmente como combustível dominante, reduzindo a dependência da gasolina importada.
Projeto piloto
O projeto piloto da empresa aumentará a independência energética da Índia, em linha com a meta do governo de autossuficiência em energia até 2047, afirmou o vice-presidente da Toyota Kirloskar, Vikram Kirloskar, no lançamento em Nova Délhi.
Todavia, a Índia, que é um grande produtor de açúcar, deseja aumentar seu uso de etanol como no Brasil.
Por fim, o objetivo da iniciativa é ver como o carro funciona em solo indiano e elevar a conscientização sobre a tecnologia.
*Foto: Reprodução