Carro movido à eletricidade pode passar a custar quase o mesmo do que carros movidos à gasolina nos próximos quatro anos
Uma realidade que pode estar próxima em no máximo quatro anos: um carro movido à eletricidade custar quase o mesmo do que os carros movidos à gasolina. A possibilidade dos carros elétricos ficarem mais baratos após esse período é uma estimativa do novo relatório da BloombergNEF.
Carro movido à eletricidade
E não são apenas os veículos de passeio que seriam beneficiados, mas também os ônibus elétricos. Sendo assim, o setor de transportes também melhoraria em termos de sustentabilidade, o que inclui o aquecimento global. Além disso, o momento pode estar mais próximo por cada vez mais vir a público os custos iniciais do carro movido à eletricidade do que os movidos à gasolina ou a diesel. Isso engloba ainda o custo das baterias.
Diferenças de preços
Porém, afirmam que a diferença de preço desaparece quando as baterias chegam a US$ 100 por quilowatt-hora. Ou seja, um ponto de inflexão que um BNEF espera ocorrer em 2023, conforme Pesquisa de Preços de Baterias de 2020.
Todavia, nos últimos dez anos, os custos das baterias caíram em torno de 90%, de US$ 1.100 por quilowatt-hora em 2010 para US$ 137 neste ano.
Em contrapartida, pacotes desenvolvidos para carros, diferentemente de painéis solares domésticos ou peças para rede elétrica, custam ainda menos: em média, US$ 126 por quilowatt-hora.
Baterias para ônibus elétricos
E no caso dos ônibus elétricos, um estudo da BNEF revela exemplos de baterias na China que estão abaixo dos US$ 100 por quilowatt-hora. A afirmação é do principal autor do estudo, James Frith. Entretanto, o preço médio para ônibus elétricos na China é um pouco mais alto, de US$ 105.
Em comunicado, Frith, que também é o chefe de pesquisa de armazenamento de energia da BNEF, explica:
“Em apenas alguns anos, veremos o preço médio do setor ultrapassar esse ponto. Além disso, nossa análise mostra que, mesmo se os preços das matérias-primas voltassem às máximas observadas em 2018, isso apenas atrasaria em dois anos que os preços médios chegassem a US $ 100 / kWh, em vez de descarrilar completamente a indústria.”
Preços até 2030 de carro movido à eletricidade
Por fim, a pesquisa da BNEF prevê ainda que o preço de um carro movido à eletricidade caia para US$ por quilowatt-hora até 2030.
E reforça que um modo possível de atingir este patamar é uma produção generalizada de baterias de estado sólido. Sendo assim, ele pode ser utilizado por 40% do custo das baterias de íon lítio atuais.
*Foto: Divulgação