A ajuda surpresa veio de um indicativo do IBGE, publicado na quinta-feira (11) e que fez com que a Via Varejo, Magalu e B2W apresentassem uma forte recuperação após um “tombo” de suas ações, ocorrido na véspera (10)
Após uma queda de suas ações no dia 10 de setembro, a Via Varejo, Magalu e B2W começaram a se recuperar. O motivo da queda foi a chegada do serviço Prime da Amazon ao Brasil. No entanto, com a divulgação de um estudo realizado pelo IBGE e publicado no dia seguinte ao “tombo” das três empresas, apontava que as vendas do varejo haviam aumentado 1% no mês de julho. A revelação demonstra que pode haver um forte indício de que o terceiro trimestre de 2019 possa ter sido iniciado melhor do que o esperado.
Recuperação inesperada das varejistas
No dia 11 de setembro, por volta das 11h, os papéis do Magazine Luiza ficaram entre os maiores ganhos do dia, com alta que superava os 3%, e vendidos a R$ 33,50.
Já os ativos da rede de móveis e eletrodomésticos Via Varejo valorizou 2,8%. Recentemente, a varejista passou por mudanças em seu conselho administrativo e hoje integram este time: Michael Klein (Casas Bahia), como presidente, além do presidente-executivo da Via Varejo; Alberto Guth, da Angra Partners; e Renato Carvalho, sócio da Laplace.
Enquanto isso, a B2W progredia 2,75%, próximo do mesmo horário. Quem também se beneficiou deste cenário promissor foi o Grupo Pão de Açúcar, ascendendo perto de 3,3%.
Acumulado da semana
Porém, no acumulado da semana, as ações das companhias ainda lidaram com perdas. E o panorama foi o seguinte: B2W recuou 7,6%, seguido pelo Magalu com 5,5% e por fim, a Via varejo, com 5,2%.
De acordo com esses indicativos, apesar das perdas no acumulado da semana, o sócio-diretor do banco digital Modalmais, Ronaldo Guimarães, disse em nota que esses números são “inegavelmente positivos”. E que esse reflexo acima do que se imaginava pode pelo menos levantar uma suspeita a respeito de projeções mais pessimistas de recuo para o mercado financeiro no terceiro trimestre. Sobre isso, ele afirmou:
“Por enquanto, na espera de mais sinais que confirmem esse maior vigor da atividade econômica, mantemos nossa projeção de +0,1% para o PIB do 3º trimestre e +0,8% para o PIB de 2019”.
Entenda o efeito Amazon Prime
Com o anúncio da chegada da Amazon Prime ao país, os papéis das grandes varejistas nacionais caíram. E um dos motivos foi que a empresa norte-americana oferece frete gratuito em 48h para 90 cidades, para os clientes que assinarem o pacote mensal de R$ 9,90. Esse fator foi o bastante para que as ações do Magazine Luiza, B2W e Via Varejo despencassem 5,5%, 4,8% e 3,7%, respectivamente.
Com a greve geral dos Correios da semana passada, mas que foi suspensa uma semana depois, a Amazon já experimentou o que pode enfrentar no futuro com possíveis novas paralisações e, consequentemente, do atraso em suas entregas. A gigante norte-americana terá que ter um plano estratégico para brigar de frente com o Magazine Luiza, sua maior concorrente no país.
Já na avaliação de especialistas do setor, o serviço Prime da Amazon não indica necessariamente uma ameaça aos negócios do Magalu, Via Varejo, B2W e demais varejistas brasileiras, pois estas já têm grande experiência logística do mercado nacional.
Fonte: Revista EXAME
*Foto: Divulgação