Conversão de caminhões a diesel em elétricos será viabilizado por meio de uma parceria da empresa com a Enel X (divisão da distribuidora de energia que atua no setor de soluções de energia avançada) e a Eletra, fabricante nacional de ônibus elétricos, híbridos e trólebus
A fabricante de bebidas Ambev anunciou que vai realizar uma grande operação de retrofit. A ação prevê a conversão de 102 caminhões com motores a diesel em modelos movidos a energia elétrica.
Conversão de caminhões a diesel em elétricos
O processo será viabilizado por meio de uma parceria da empresa com a Enel X (divisão da distribuidora de energia que atua no setor de soluções de energia avançada) e a Eletra, fabricante nacional de outros meios de transportes, como ônibus elétricos, híbridos e trólebus.
Parceria em 2020
Além disso, a parceria foi iniciada com o projeto de dois caminhões da Ambev convertidos. Na ocasião, eles rodaram em fase experimental, entre os centros de distribuição da empresa na zona sul de São Paulo. Em razão dos resultados positivos, foi tomada a decisão de ampliar a experiência.
Em outubro passado, a Ambev já havia adquirido caminhões elétricos da Volkswagen, que passou a integrar a frota da fabricante de bebidas.
Testes dos caminhões a diesel em elétricos
De acordo com os testes, o caminhão convertido emite somente 0,05 kg de CO2 por viagem. Em suma, isso equivale a emissão zero. Já o consumo médio é de 1 kWh por quilômetro. Segundo a Ambev, o teste resultou em uma economia de custo supreior a 70%. Mas isso em comparação com o veículo similar com o motor de combustão interna.
Todavia, outras vantagens dos modelos convertidos dizem respeito à redução da manutenção e viabilidade de entregas e determinados locais por conta da ausência de ruído dos caminhões.
Para o gerente de suprimentos e logística da Ambev, Marco Aurélio Filho:
“Ficamos muito satisfeitos com a eficiência dos caminhões que foram testados e enxergamos o retrofit como alternativa para acelerar a entrada de veículos elétricos na operação, reduzindo a emissão de poluentes em todo o ecossistema.”
Operação a partir de junho
Com a conversão dos 102 caminhões a diesel em elétricos, a previsão de que eles entrem em operação é para junho deste ano. A princípio, eles rodarão pelos centros de distribuição de Curitiba (PR), Campinas e Embu das Artes (ambas em SP).
Por fim, esta ação corresponde a mais um passo para a Ambev alcançar sua meta de reduzir em 25% a emissão de CO2 em toda a sua cadeia até 2025.
*Foto: Divulgação