Bicicleta vertical também facilita colheita de buriti para evitar desmatamento
Já veio à tona que mais de um milhão de árvores são derrubadas de modo ilegal todos os anos, na Amazônia Peruana. Além disso, tal índice representa 800 mil estádios de futebol. Vale destacar que parte desse desmatamento é provocado por conta da demanda do aguaje (buriti). Por outro lado, um projeto da agência Ogilvy, em parceria com a Honda, pretende reverter este cenário, estimulando a sustentabilidade da região.
Bicicleta vertical e a colheita de aguaje
O buriti ou aguaje é uma designação de planta extremamente cobiçada e rara por ser rica em vitamina A. O fruto cresce em palmeiras que costumam ter até 35m de altura. Ou seja, só dificulta o acesso. Por conta disso, o corte das árvores se torna o caminho mais rápido para chegar até o aguaje.
Pensando nisso, foi criada uma solução facilmente multiplicável para esta questão. Sendo assim, a Ogilvy Peruana e a Honda desenvolveram a “Vertical Bike” ou bicicleta vertical. Ela tem o objetivo de ajudar na colheita do aguaje sem que tenha desmatamento.
De acordo com a ativista comunitária da floresta amazônica, Mariluz Maurayari:
“Nossa comunidade vem lutando contra a derrubada e o desmatamento do aguaje. O nosso povo se instalou nesta terra há muitos anos e queremos e devemos protegê-la.”
Solução criativa
A bicicleta vertical é uma solução criativa para evitar o corte das árvores e, consequentemente, colaborar para a proteção e cuidado do meio ambiente.
Sobre isso, Yasu Arakaki, Chief Creative Officer da Ogilvy Peru, explica:
“Vertical Bike é um projeto único, do qual contribui e impulsiona a conscientização e preservação do meio ambiente. A grande conquista é que através dessa invenção, deixamos de lado as motosserras, [uma vez que] o Vertical Bike permite subir os 35 metros da palmeira em apenas 30 segundos, sem nenhuma agressão, é fácil de transportar pela selva e tem capacidade para suportar até 90kg.”
Soluções inovadoras
Por fim, Juan Pablo Álvarez, CCO da Ogilvy Andina, relata que há muito tempo já trabalhavam em uma solução deste tipo e que agora estão orgulhosos com o resultado.
Ele disse ainda que a agência acredita em seu lado criatovo, além de ter como responsabilidade desenvolver soluções e inovações que afetam o sistema como um todo.
“Somos gratos à Honda por seu apoio nesta iniciativa e à comunidade de Parinaris por nos dar a oportunidade de contribuir para a solução de um problema que é tão importante para eles.”
*Foto: Reprodução/Agência Ogilvy