Município recebeu título por meio de uma lei presidencial de 2014, assinada por Dilma Roussef
A cidade Abelardo Luz, em Santa Catarina é reconhecida como a capital nacional da semente de soja.
A honra ao mérito vem da produção anual de 50 mil toneladas de sementes de soja, de 50 variações. O município ainda possui 15 núcleos diferentes de produção.
Os insumos são distribuídos para as lavouras de outras localidades catarinenses, além de Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
CULTIVO DIFERENCIADO
As fábricas separam os grãos de soja por peso e os que apresentam qualquer tipo de defeito são diretamente descartados. Não há reaproveitamento do produto, o que garante sua excelência em qualidade.
A cada troca de variedade do grão as máquinas são higienizadas durante um dia todo. Essa prática evita a mistura entre sementes de tipos diferentes.
LEGISLAÇÃO E COLHEITA
Segundo a legislação vigente do Ministério da Agricultura, é exigido que no mínimo a produção de soja atinja 80% de germinação e 98% de pureza. Abelardo Luz entrega 97% de germinação e 90% de eficácia, segundo José Vogel, presidente da Associação dos Produtores de Sementes da cidade. As excelentes porcentagens são justificadas pelo fator climático propício a este tipo de cultivo, comprovando a qualidade fisiológica da semente.
A colheita é considerada diferenciada por não permitir que a planta seja dessecada. Com isso, são impedidos qualquer tipo de dano. O grão de soja só é liberado da lavoura quando a umidade atingir 14%. Essa prática evita a necessidade de um processo de secagem e ainda garante a conservação da semente ao máximo.
Por esses fatores, a região de Abelardo Luz é caracterizada por produtores que se dedicam a grãos comerciais mais rentáveis. Esse procedimento deve-se a abrir mão de uma produtividade maior mas que resultaria em sementes não tão fecundas. Porém, esses grãos podem atender outras regiões, de acordo com Fabrício Luiz Stefani, presidente do Sindicato Rural.
EXPOSOJA 2019
Na última edição da feira Exposoja no início de abril, a cidade de Abelardo Luz sediou o evento. O público estimado foi de 40 mil pessoas interessadas em conhecer mais sobre o cultivo de soja do município.
Essa vitrine é de extrema importância para que a qualidade da capital nacional da soja seja difundida em todo país. Além disso, muitos produtores da região se dividem entre o cultivo de soja para comercialização dos grãos e a produção de sementes que possibilitam a realização da safra de outras lavouras.
Segundo relatos de produtores locais, a terra é bastante abençoada por garantir sempre uma boa plantação.
Segundo Wilamir Domingos Cavassini, prefeito do município, a feira de soja só tem a somar e a valorizar o trabalho desses sojicultores. Além de mostrar que a cidade é capaz de possuir um agronegócio muito rico e de alto potencial para investidores.
*Foto: Reprodução / Free Images – Luiz Baltar