Combustível de algas teve investimento da empresa de biocombustíveis de algas Viridos
Você já ouviu falar em combustível à base de algas? Se ainda não, pode se atualizar, pois de uma maneira surpreendente, sim, é possível obter este tipo de combustível sustentável.
Em fevereiro deste ano, a companhia lançou a United Airlines Ventures Sustainable Flight Fund, com o propósito de apoiar startups focadas na descarbonização das viagens aéreas.
Combustível de algas
Para chegar à mistura de combustível de lagas é preciso passar por um processo tecnológico. É a partir daí que é possível extrair o óleo de algas com o objetivo de uma potencial produção de combustível para a aviação, que triplicou ao longo de 2022.
Redução de emissão de gases poluentes
Além disso, diante da grande pressão para o setor da aviação reduzir as emissões de gases, as companhias aéreas têm investido em iniciativas sustentáveis para amenizar esses impactos. Dentre elas, a United Airlines investiu US$ 5 milhões (quase R$ 27 milhões) na Viridos, uma empresa produtora de combustível à base de algas.
De acordo com a companhia americana, a ideia é transformar microalgas em Combustível Sustentável de Aviação (Develop Sustainable Aviation Fuel – SAF). Sendo assim, o investimento milionário da United servirá de apoio à produção do SAF feito de algas.
Transformação do mercado
Em contrapartida, se o novo combustível for usado na aviação no futuro, ele pode ser capaz de transformar o mercado. Isso porque, especialmente, seu recurso natural é abundante e escalável. Portanto, ele pode ser cultivado e colhido sem impactar a cadeia de abastecimento de alimentos, afirmam os pesquisadores.
“De Volta Para o Futuro”?
Para quem tem hoje mais de 40 anos, com certeza já assistiu ao filme “De Volta Para o Futuro”, de 1985. Então, muitos lembrarão da clássica cena em que o Dr. Brown coloca lixo no tanque do carro como meio de combustível. E na prática, será exatamente assim, porém, isso ainda não ocorre.
Mas os avanços tecnológicos não ignoraram por completo o que o querido professor já tinha antecipado no longa-metragem (veja no vídeo).
Sobre o Combustível Sustentável de Aviação
O Combustível Sustentável de Aviação é uma alternativa ao combustível de aviação convencional, que, com base no ciclo de vida, reduz as emissões de gases de efeito estufa (GEE) associadas às viagens aéreas. Ele é produzido a partir de óleo de cozinha usado e de resíduos agrícolas.
No futuro, esse combustível sustentável poderá vir de outras matérias-primas, o que inclui lixo doméstico, resíduos florestais ou algas, conforme informou a United. Até o momento, a companhia aérea investiu na produção futura de mais de três bilhões de galões de SAF – quantidade muito significativa por parte da empresa.
Mais sustentabilidade
Além disso, a United entende que a tecnologia de biocombustível à base de algas da Viridos tem o potencial de ajudar a resolver o problema de abastecimento deles, sem a necessidade de terras ou outros recursos agrícolas, e isso marca o investimento inaugural no novo Fundo de Voos Sustentáveis da United Airlines Ventures.
Sobre a Viridos
A Viridos é uma empresa de biocombustíveis com foco em indústrias de descarbonização e disse que, com base nas estimativas, a previsão é de que o SAF criado pelo óleo de algas “tenha uma pegada de carbono reduzida em 70%, em relação ao ciclo de vida, quando comparado ao combustível de aviação convencional”.
Vale destacar que o processo de produzir biocombustível com algas ocorre há anos e vem sendo aprimorado com o tempo. Se o uso dele em grande escala realmente vai ocorrer, ainda não dá para saber. No entanto, é importante ter em mente que caminhos alternativos continuam sendo buscados para um futuro mais sustentável na aviação.
*Foto: Reprodução/Unsplash (Jose Lebron)