Iniciativa do Desenvolve SP também se estende a áreas de reflorestamento em zonas urbanas e rurais
No dia 21 de setembro é celebrado o Dia da Árvore. Com isso, veio a público uma linha de crédito para empreendedores. O objetivo é facilitar a condição para investimentos em projetos de recuperação florestal em áreas urbanas e rurais. O projeto, denominado Desenvolve SP, é uma iniciativa do banco do Governo do Estado de São Paulo.
Projeto Desenvolve SP
O Desenvolve SP promove por meio da Linha Economia Verde (LEV), micro, pequenas e médias empresas uma linha de crédito que pode financiar projetos de:
- criação e recuperação de áreas por aflorestamento ou reflorestamento;
- recomposição de matas ciliares e nascentes;
- e reflorestamento para compensação de emissões.
Retomada da economia
Além disso, a iniciativa faz parte da série de medidas da instituição financeira para estimular a retomada da economia em termos de sustentabilidade. Isso engloba as empresas, o meio ambiente e a sociedade. E ainda atende os itens 13 e 15 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU – ODS. Eles propõem uma ação contra a mudança global do clima e proteção da vida terrestre, respectivamente.
Crédito verde
Também por meio da LEV, as empresas obtêm crédito para recuperação florestal. Tais linhas financiam outros projetos que promovem a redução de emissões de gases de efeito estufa, geração de energias renováveis e eficiência energética. E ainda projetos de saneamento e gestão de resíduos sólidos e compra de máquinas e equipamentos que minimizem o impacto da atividade produtiva no meio ambiente. Confira abaixo as condições.
Linha Economia Verde – LEV
Financia projetos que promovem a redução de emissões de gases de efeito estufa – como os de reflorestamento -, a geração de energias renováveis e a eficiência energética.
Taxa: a partir de 0,53% ao mês acrescidos da Selic
Prazo: até 120 meses*
Carência: até 36 meses
*incluindo a carência
LEV – Saneamento e Resíduos
Linha específica para micro, pequenas e médias empresas obterem crédito para financiamento de projetos de preservação da água e gestão de resíduos sólidos.
Taxa: a partir de 0,53% ao mês acrescidos da Selic
Prazo: até 120 meses*
Carência: até 36 meses
*incluindo a carência
LEV – Máquinas
Financia máquinas e equipamentos que promovem a redução de emissões de gases de efeito estufa, minimizam o impacto da atividade produtiva no meio ambiente, reduzem o consumo de energia e/ou combustíveis e cuja atividade proporciona ganhos sustentáveis.
Taxa: a partir de 0,53% ao mês acrescidos da Selic
Prazo: até 60 meses*
Carência: até 12 meses
*incluindo a carência
Conclusão
Em 2019, a revista Science publicou um estudo em que afirmava que o mundo precisa de 1,2 trilhão de novas árvores para conter o aquecimento global. Além disso, cientistas concordam que plantar árvores e preservar as florestas que já existem é a melhor solução para reduzir drasticamente o excesso de dióxido de carbono na atmosfera. Entretanto, também é necessária a redução da emissão de gases de efeito estufa.
De acordo com o novo relatório global do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), divulgado em agosto desse ano. O levantamento indica que a temperatura média do planeta tende a crescer 1,5 ºC nas próximas duas décadas. E isso traz uma devastação generalizada.
*Foto: Divulgação