Os conhecimentos em Agrofloresta serão promovidos pela entidade PretaTerra
A PretaTerra, uma iniciativa dedicada à disseminação de sistemas agroflorestais regerativos, vai disponibilizar um curso completo, online e inteiramente gratuito, com o propósito de disseminar conhecimentos e práticas sobre agrofloresta regenerativa. O curso será feito por meio de videoconferência e conta com vagas limitadas.
A importância da floresta para o nosso país também atingiu a região de Santa Cruz do Xingu no ano passado com o processo de reflorestamento que ajudou os produtores locais.
Curso em Agrofloresta – conteúdo
O conteúdo do curso em Agrofloresta será dividido entre os dias 10 e 24 de junho, sempre às 19h, e contará com uma hora de apresentação e mais 30 minutos dedicados a perguntas e respostas.
Amanhã (10), o tema da aula será “Agrofloresta regenerativa: fundamentos para a transição”. Já a segunda parte acontecerá no dia 24 de junho com o estudo de caso “Agrofloresta na Amazônia: design, planejamento e implantação de um projeto real”.
Fundadores da PretaTerra
O curso agroflorestal será ministrado pelos fundadores da PretaTerra, Paula Costa e Valter Ziantoni, que juntos somam mais de 30 anos de experiência profissional.
Ao longo desses anos, eles já chefiaram o P&D da Fazenda da Toca, projetando e implementando os primeiros sistemas agroflorestais do empreendimento para a produção de citrus em larga escala para exportação. Também estiveram à frente de vários projetos nacionais e internacionais.
Ambos são engenheiros florestais. Ziantoni possui especialização em Gerenciamento pela FGV e mestre em Agrofloresta pela Bangor University. Já a Paula conta com especialização em Gerenciamento Ambiental pela ESALQ – USP e Bióloga pela UNESP, premiada em 2016 pela Sociedade Brasileira de Silvicultura.
Redes sociais
A PretaTerra possui hoje mais de 35 mil seguidores nas redes sociais. A iniciativa tem uma demanda em ascensão de agricultores, produtores, investidores e até de aficionados pelo assunto, querendo assessoria, conta Valter:
“Apesar de os sistemas agroflorestais serem um modelo de agricultura antigo, os produtores ainda tem pouco acesso a experiências exitosas.”
Paula completa sobre a importância da missão da PretaTerra neste sentido:
“Por isso a missão da PretaTerra é contribuir na disseminação dessa forma de agricultura, para que os proprietários de terra entendam que além de ser mais sustentável é uma ótima oportunidade para ter mais lucro, com menos risco.”
Os interessados no curso em Agrofloresta devem se inscrever por meio do site oficial da entidade.
Fonte: Revista Rural
*Foto: Divulgação