Etanol do Centro-Sul possuía volume armazenado em 4,1% acima do registrado um ano antes, em 1º de fevereiro deste ano
Na semana passada foi revelado que a quantidade de etanol nos tanques das usinas do Centro-Sul continuava diminuindo. O fato já era esperado para o período da entresafra de cana-de-açúcar. Sendo assim, entre os dias 16 de janeiro e 1º de fevereiro, os estoques sofreram queda de 1,2 bilhão de litros. Mas o resultado final foi de 6,09 bilhões.
Estoques de etanol do Centro-Sul
No entanto, em comparação com os 5,85 bilhões de litros armazenados um ano antes, a atual posição equivale a um crescimento de 4,1%. Tais resultados foram divulgados no dia 11 de fevereiro, pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Todavia, a redução quinzenal entra em conformidade com os números apresentados um dia antes (10) pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica). De acordo com a entidade, as usinas produziram 120 milhões de litros no período. E venderam 1,36 bilhão, com 105 milhões sendo direcionados para exportação.
Sobre isso, a Unica afirma:
“Esta é a primeira quinzena na safra 2020/21 marcada pelo avanço no volume comercializado no mercado interno frente a um mesmo período da safra 2019/20: foram 1,25 bilhão de litros neste ano contra 1,23 bilhão no mesmo período do ano anterior – crescimento de 1,64%.”
Etanol Anidro e etanol hidratado
Por outro lado, apesar de a queda nos estoques ter acompanhado o movimento sazonal esperado, teve um alteração quando se trata do tipo de etanol. Isso porque há diferenças de aspectos entre o etanol anidro e o hidratado.
Prova disso é que no dia 1º de fevereiro, os estoques de etanol do Centro-Sul referente ao tipo anidro somavam 2,32 bilhões de litros. Ou seja, 4,5% abaixo da posição vista um ano antes. Em compensação, a armazenagem do hidratado era de 3,77 bilhões de litros, caracterizando uma alta de 10,26%.
Pandemia
Vale ressaltar que ao longo de 2020, a pandemia do novo coronavírus prejudicou a demanda por combustíveis. Além disso, o impacto maior para o etanol foi em relação à gasolina. Portanto, este fator afetou também o equilíbrio entre anidro e hidratado.
Por fim, a arbitragem fechada para importação de etanol dos Estados Unidos faz com que o mercado da região Norte-Nordeste necessite ser abastecido com o biocombustível vindo do Centro-Sul.
*Foto: Divulgação