Hoje volume total de etanol anidro presente nos tanques das usinas do Centro-Sul é de 6,48 bilhões de litros, uma queda de 16% em relação a 2020
Na última quarta-feira (11), foi divulgado que o volume de atenol anidro armazenado pelas usinas da região Centro-Sul subou em 903,32 milhões de litros, encerrando o mês de julho com 6,48 bilhões de litros, uma queda de 16% na comparação anual. Os dados são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Estoques de etanol anidro
Mesmo assim, a armazenagem de etanol anidro registrou um aumento de 8% em relação à mesma época do ano passado, atingindo 2,61 bilhões de litros.
Já na segunda quinzena de julho, os estoques do combustível aumentaram 192,76 milhões de litros. Isso equivale a aproximadamente 19,8% dos 970 milhões de litros produzidos no período, segundo números da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).
Segundo Antonio de Paula Rodrigues, diretor técnico da Unica:
“As empresas estão priorizando a produção de etanol anidro para atendimento do nível atual de mistura do biocombustível na gasolina.”
Estratégia
A estretégia de priorizar a fabricação de etanol anidro é justificada pela elevação na demanda anual dos combustíveis. O fato dá destque para a gasolina em detrimento do etanol hidratado (saiba a diferença entre os dois tipos de etanol).
Além disso, no primeiro semestre de 2021, o consumo de gasolina registrou alta de 8,1% em relação a 2020. Já o etanol hidratado teve um aumento menor, de somente 2,7% no consumo, e ainda marcou retração de 14,4% na comparação com 2019.
Total estocado de etanol anidro
Por outro lado, do total estocado, o etanol hidratado somou 3,87 bilhões de litros, uma queda de 27% na comparação anual. Tal volume configura um aumento de 496,72 milhões de litros na quinzena, o correspondente a quase 37,9% dos 1,31 bilhão de litros produzidos no período. Sendo assim, a parcela deste tipo de biocombustível direcionada aos estoques continua menor do que a média geral, que foi de 39,6%.
Queda em São Paulo
Entretanto, em São Paulo, maior estado produtor e consumidor de etanol no país, os estoques sofreram queda de 23,3%. E ficou em 3,6 bilhões de litros em 1º de agosto.
Deste volume, 2,03 bilhões são de hidratado, representando queda de 33,8% na comparação anual. O restante, 1,5 bilhão de litros, são de anidro, 4% a menos do que o montante visto na safra 2020/21.
*Foto: Divulgação/Usina São José