Evento Fiinsa foca em sustentabilidade e bioeconomia na Amazônia, e vai reunir empreendedores, investidores, organizações da sociedade civil
Entre hoje (29) e amanhã (30) vai ocorrer o 2º Festival de Investimento de Impacto e Negócios Sustentáveis na Amazônia (Fiinsa), em Manaus. O evento, que debaterá sustentabilidade e bioeconomia na Amazônia, vai ocorrer no Studio 5, Zona Sul.
Evento Fiinsa – como será
Além disso, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma das instituições com participação confirmada na segunda edição do evento Fiinsa.
O festival reunirá empreendedores, investidores, organizações da sociedade civil e outros atores que integram para o desenvolvimento do ecossistema amazônico, a bioeconomia e o futuro da floresta.
Programação
Na programação, que inclui palestras, oficinas práticas e sessões de pitch para investidores e financiadores, a FAS participa em três espaços e dois painéis para o público. Os parceiros da FAS, SAP Brasil e Americanas, também estão inclusos na programação do festival.
De acordo com Wildney Mourão, gerente do Programa de Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis da Amazônia na FAZ:
“O FIINSA é um evento valioso para o fomento de negócios sustentáveis que geram impacto positivo e benefícios para a floresta e as populações que vivem e trabalham nela. A FAS vai levar sua visão e experiência em segmentos da bioeconomia, economia criativa e turismo de base comunitária para, juntos, ajudarmos a desenvolver o ecossistema de impacto na região amazônica.”
Inscrições
As inscrições para participar do FIINSA estão abertas por meio do site Sympla, com valores a partir de R$ 150.
Plenárias
No dia 29 de novembro, a partir das 11h30, o superintendente geral da FAS, Virgilio Viana, modera o painel “Caminhos possíveis: alternativas para se construir uma nova economia”. A sessão terá a participação da responsável pela Gerência de Soluções Baseadas na Natureza da Vale, Patricia Daros; da doutora em Ecologia de Ecossistemas e pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Rita Mesquita; e do coordenador do Portfólio de Economia Carbono Zero no Instituto Clima e Sociedade (iCS), Gustavo Pinheiro.
No mesmo dia, a partir das 17h30, Wildney Mourão será o moderador do painel “O turismo de base comunitária na Amazônia – avanços, desafios e oportunidades de investimento”. Participam do painel o fundador e CEO do VivaLá, Daniel Cabrera; o empreendedor da Comunidade Tumbira, Roberto Garrido; e a doutora e mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, e membro do Fórum de Turismo de Base Comunitária do Rio Negro (AM), Susy Simonetti.
Já a Americanas S.A., parceira da FAS em diversas iniciativas e patrocinadora do evento, participa do painel “Acesso a mercados para produtos da bioeconomia: desafios de comercialização, logística e distribuição”.
Organização
A coordenadora de sustentabilidade da Americanas S.A., Mariana Araújo, representa a organização, ao lado de Adriane Basile, do Mercado Livre, Geyce Ferreira, da Bemol, e Manuel Rodrigues, da Sattva. A moderação é de Floriana Breyer, da Climate Ventures. A sessão ocorre no dia 29, às 16h30. Para Mariana:
“Ainda temos muitos desafios pela frente, mas estamos conseguindo crescer e nos desenvolver cada vez mais como uma companhia sustentável. Somos uma companhia que impacta milhões de brasileiros com o nosso negócio, e temos o compromisso de ser espelho e gerar impacto positivo na sociedade.”
No dia 30, último dia do evento, a partir das 11h30, a SAP Brasil participa do painel “Atuação de grandes empresas e as pautas de ESG e investimento social privado na Amazônia”.
A moderação será feita pela pesquisadora do Idesam, Mariana Pavan, e terá a participação da diretora de Comunicação Integrada e Responsabilidade Social Corporativa da SAP Brasil, Luciana Cohen, e do diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca.
Mercado Sustentável
Além disso, a FAS ocupa ainda o Espaço Mercado Sustentável, onde terá o estande do Jirau da Amazônia com exposição e comercialização de produtos da economia criativa, de artesanato e de turismo de base comunitária. Além disso, o espaço terá a comercialização de outros produtos de bioeconomia apoiados pela FAS, como a Farinha Ribeirinha de Uarini e o Guaraná.
Lançamento
Por fim, também ocorrerá o lançamento de três produtos à base de cacau: as geleias de cacau, cacau com cupuaçu e cacau com banana. Empreendedores ribeirinhos participarão do espaço, apresentando os seus produtos.
A FAS contará com um estande institucional para ampliar o relacionamento com o público, prospectar parcerias e viabilizar novos projetos voltados ao empreendedorismo, inovação e investimento de impacto para a Amazônia.
Sobre o FIINSA
Realizado pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) e pelo Impact Hub Manaus, o 2º Fiinsa é correalizado pela AMAZ aceleradora de impacto, Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Uma Concertação pela Amazônia. Tem patrocínio do Fundo Vale, Instituto Clima & Sociedade (iCS), Partnerships For Forests, Uk Government, Amazon Investor Coalition, Fundo JBS pela Amazônia, Americanas S.A, SAP e Instituto Sabin, além do apoio de vários parceiros.
Outras informações estão disponíveis no site oficial do Festival.
*Foto: Reprodução