Exportação de grãos na Ucrânia, até o momento, já havia exportado 3,3 milhões de toneladas de grãos na mesma data em 2022; já o Ministério da Agricultura disse que a Ucrânia exportou 1,76 milhão de toneladas de grãos em agosto
As exportações de grãos da Ucrânia alcançaram 4 milhões de toneladas na temporada 2023/24 até 25 de agosto. é o que revelou os dados do Ministério da Agricultura ucraniano na última sexta-feira (25).
Contudo, vale destacar que a Ucrânia havia exportado 3,3 milhões de toneladas de grãos na mesma data de 2022.
Exportação de grãos na Ucrânia
No caso da exportação de grãos na Ucrânia, os embarques foram afetados desde que um acordo negociado no ano passado pelas Nações Unidas e pela Turquia, que permitia exportações seguras de cereais ucranianos através do Mar Negro, expirou em 17 de julho.
Na ocasião, o ministério disse que a Ucrânia exportou 1,76 milhão de toneladas de grãos em agosto.
Volume total de exportações
Além disso, o volume total das exportações de grãos nesta temporada, que vai de julho a junho, incluiu 1,9 milhão de toneladas de milho, 1,7 milhão de toneladas de trigo e 0,46 milhão de toneladas de cevada.
Sendo assim, as exportações de toda a temporada 2022/23 foram de quase 49 milhões de toneladas, superando os 48,4 milhões da temporada anterior.
Redução das exportações de grãos de inverno
Por outro lado, provavelmente, a Ucrãnia reduzirá suas exportações de grãos de inverno na temporada 2023/24. O motivo seria uma área de plantio menor do que o esperado, provocada pela invasão russa. É o que afirmou um funcionário do Ministério da Agricultura do país na última terça-feira (22).
Além disso, o conflito entre Rússia e Ucrânia levou países do leste europeu a buscarem por alternativas no fornecimento de alimentos e energia, para reduzir a dependência russa. Em contrapartida, houve uma perda nos embarques de produtos da indústria doméstica.
E como isso afeta o Brasil?
Para o consultor Ernesto Heinzelmann, presidente do conselho administrativo de grandes empresas e cônsul honorário da Eslováquia em SC, muito se fala sobre a baixa competitividade da indústria brasileira. No entanto, é pouco debatida a resolução de problemas primários, como o investimento na educação para que as pessoas inseridas no setor do agro tenham uma visão mais ampla de seus negócios.
Um dos principais produtores e exportadores globais
Todavia, vale lembrar que a Ucrânia está entre os principais produtores e exportadores globais de grãos. No entanto, hoje, sua produção e exportações sofreram uma queda devido às hostilidades em muitas regiões.
Em declaração à TV nacional, o primeiro vice-ministro da Agricultura, Taras Vysotskiy, disse o seguinte:
“Infelizmente, a guerra teve um impacto negativo na capacidade de semear áreas com colheitas de inverno. Também houve condições climáticas desfavoráveis e menos foi semeado.”
A área incluía 3,8 milhões de hectares de trigo de inverno contra 6,2 milhões semeados no ano passado, dos quais apenas 4,6 milhões de hectares foram colhidos porque uma grande área foi ocupada por tropas russas que invadiram a Ucrânia em fevereiro.
Vysotskiy ainda acrescentou:
“Uma diminuição (nas áreas semeadas) reduzirá as exportações, mas mesmo com essa área, esperamos que haja 2 vezes mais cultivo do que o consumo interno. Haverá um impacto negativo nas exportações, mas não no consumo interno.”
Consumo interno de trigo no país
Já em relação ao consumo interno de trigo no país, ele não afirmou qual o tamanho.
Neste caso, a consultoria APK-Inform disse que a Ucrânia pode consumir até 8 milhões de toneladas de trigo na temporada 2022/23 de julho a junho. E disse ainda que a exportação de trigo pode variar entre 8,1 milhões e 13,8 milhões de toneladas, dependendo da situação logística.
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/graos-de-alto-angulo-em-sacos_5522576