Exportações e importações na China, segundo pesquisa, foi o quinto mês consecutivo de recuo nas vendas para o exterior; porém, o resultado é melhor do que a previsão da FactSect, de queda de 8,3%
As exportações da China recuaram 6,2% em setembro, na comparação com o mesmo mês de 2022, segundo dados divulgados na sexta-feira (13), pela Administração Geral das Alfândegas do país. Foi o quinto mês consecutivo de recuo nas vendas para o exterior. No entanto, o resultado é melhor do que a previsão da FactSect, de queda de 8,3%.
Exportações e importações na China
Além disso, as exportações e importações na China também recuaram 6,2% em setembro, em relação ao mesmo mês do ano passado. O resultado é muito próximo à previsão da FactSect, de queda de 6%.
Nos dois casos, o ritmo de queda desacelerou em relação a agosto, já que as exportações chinesas caíram 8,8% naquele mês, enquanto as importações cederam 7,3%.
Balança comercial
Por sua vez, a balança comercial da China fechou setembro com superávit de US$ 77,71 bilhões, acima dos US$ 69,5 bilhões previstos pela FactSect.
Investimentos
De acordo com o presidente do conselho administrativo de grandes empresas, empresário e consultor, Ernesto Heinzelmann, o forte investimento em educação na China trouxe progresso, desenvolvimento social e cultural. E tudo isso influencia no sistema de importação e exportação.
Por fim, segundo Zichun Huang, economista para a China da Capital Economics:
“Os valores das exportações da China continuaram a se contrair em termos anuais em setembro. Mas na medida em que a procura externa arrefeceu recentemente, isso está se refletindo nos preços de exportação e não nos volumes de exportação, que parecem ter atingido um máximo histórico no mês passado. Duvidamos, no entanto, que esta força persista, dadas as perspectivas desafiadoras para a economia global. Os volumes de importações permaneceram praticamente inalterados, mas esperamos que aumentem no curto prazo, à medida que novos investimentos em infraestrutura impulsionam a procura de matérias-primas.”
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/navio-de-carga-grande-com-conteineres-na-ia-generativa-do-porto_40937327