Recurso de modo elétrico é acionado automaticamente quando o condutor adentra em centros urbanos congestionados
A Fiat Chrysler está em fase de testes de um projeto em Turim, com o objetivo de possibilitar que seus carros híbridos mudem automaticamente para o modo elétrico ao entrar em centros urbanos congestionados.
Mudança automática do híbrido para o modo elétrico
A ideia do projeto pretende maximizar os benefícios ambientais dos carros híbridos. Ele aparece de acordo com os lançamentos da Fiat Chrysler (FCA) em seus primeiros modelos de motores alternativos. Além disso, a proposta também visa alcançar as montadoras rivais que já proporcionam uma linha vasta de veículos elétricos e híbridos na Europa.
No Brasil, já existia a exportação de tecnologia para carros que rodem tanto com álcool, quanto à eletricidade, por exemplo.
E desde o início do ano que a cidade de São José doa Campos, no interior de São Paulo, existe o serviço de compartilhamento de carros elétricos em vias públicas.
Turin Geofencing Lab
O projeto ‘Turin Geofencing Lab’, que envolve autoridades da cidade e a agência de transportes públicos GTT, é baseado em um sistema protótipo com sensores completamente integrados, permitindo que um veículo reconheça quando entra em uma zona de tráfego restrito, disse a FCA no dia 3 de junho.
Na prática, os sensores desligam automaticamente o motor de combustão e passam para o modo elétrico.
Portanto, este recurso possibilitaria que carros híbridos conseguissem usufruir de vantagens para veículos elétricos em grandes centros urbanos, incluindo vagas de estacionamento exclusivas.
Na fase inicial, o sistema foi testado no novo modelo híbrido plug-in Jeep Renegade 4xe. Há a chance dos testes serem estendidos aos outros modelos híbridos do grupo a partir de 2021.
Coronavírus
A crise gerada pela pandemia do novo coronavírus não atrasou expressivamente os planos da Fiat Chrysler de lançar seus primeiros modelos completamente elétricos e híbridos.
Uma versão elétrica do Fiat 500 e versões híbridas plug-in dos modelos Renegade e Compass da Jeep devem chegar ao mercado no verão do Hemisfério Norte, segundo a agência Reuters.
Fonte: Forbes Brasil com informações da agência Reuters
*Foto: Divulgação