Galo da Madrugada realizará a ação “Por um carnaval infinitamente sustentável” de gestão de resíduos recicláveis, junto a catadores de material reciclável, abrindo o primeiro dia de desfile
Nesta sexta-feira começa o Carnaval oficial em todo o Brasil. Com isso, uma parceria entre o #VADELATA, movimento da Ball Corporation, e a “Liga da Reciclagem”, inciativa da Novelis, será a responsável pela organização de resíduos recicláveis durante o desfile do bloco Galo da Madrugada em Recife e em São Paulo.
Galo da Madrugada – ação de reciclagem
Em Recife, os catadores de materiais recicláveis ainda abrem o desfile com a “Ala dos Catadores”, em homenagem a estes profissionais. A gestão dos materiais do bloco carnavalesco será realizada pelo projeto “Do meu lixo cuido eu” em conjunto com cooperativas locais.
No total, a ação contará com aproximadamente 400 trabalhadores envolvidos, gerando renda para centenas de famílias de catadores. Também será realizado um trabalho de educação ambiental entre os foliões. Agentes distribuirão sacolas recicláveis e passarão orientações sobre como descartar corretamente os resíduos durante a festa. O material coletado será encaminhado para ecopontos próximos aos blocos, onde serão separados, tratados e levados à destinação correta.
Já os foliões das duas cidades onde desfila o Galo da Madrugada poderão acompanhar o resultado do projeto a partir do Painel de Reciclagem, que exibirá o quantitativo coletado nos dois dias de cortejo. As informações também serão publicadas neste site.
Cooperativas
Durante os dois dias de Galo da Madrugada, o projeto “Do meu lixo cuido eu” terá como parceiros as cooperativas Recicla Recife, Coocares, Coreplast, Esperança Viva, Cooper Recicla Torre, Pró-Recife, Verde é Nossa Vida, Coopagres, Resgatando Vidas, Eco Vida Palha de Arroz, Bola na Rede, Gusmão e das secretarias municipais de Planejamento Urbano, Secretaria da Mulher e Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo. Já em São Paulo, o apoio virá das cooperativas Vitória do Belém, Recicla-Butantã e Recifavela.
A ação visa um carnaval infinitamente sustentável, e ainda ressalta os impactos positivos da reciclagem ao meio ambiente. Também estimula a escolha da latinha de alumínio, pois ela é 100% reciclável e a número 1 neste quesito no país, com uma taxa de 97,3%. Além disso, é a opção mais segura para curtir os dias de folia, em meio às multidões.
De acordo com Estevão Braga, Head de Sustentabilidade Ball América do Sul, fabricante de latas para bebidas:
“Esperamos um grande resultado para o meio ambiente, já que estamos falando na gestão de resíduos do maior bloco do mundo. A latinha já é embalagem mais reciclada do Brasil. Nada mais justo que a gente consiga suportar as outras cadeias no mesmo desafio de reduzir impactos.”
Já a diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis, Eunice Lima, completa:
“Além de ser essencial para a preservação do meio ambiente e ser uma atividade extremamente relevante para a nossa economia, gerando renda para milhares de pessoas, a reciclagem é também uma importante ferramenta de inclusão social.”
Carnaval do Rio coletou mais de 30 toneladas de resíduos
Em 2019, aconteceu a primeira edição do projeto “Do meu lixo cuido eu”, e proporcionou ao Rio de Janeiro uma coleta para reciclagem de mais de 30 toneladas de resíduos durante os ensaios técnicos e desfiles oficiais na Marquês de Sapucaí.
Estima-se que, com a reciclagem desses materiais, foram poupados em torno de 148 MWh de energia, o suficiente para abastecer mais de duas mil residências populares durante um mês.
Fonte: Ciclo Vivo
*Foto: Divulgação / Diego Herculano/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo