Grupo Air France-KLM assinou acordo com a refinaria finlandesa e produtora de combustíveis renováveis Neste Oyj e com a empresa norte-americana DGFuels
Na última terça-feira (25), O Grupo Air France-KLM informou que assinou dois contratos com os fornecedores Neste Oyj, empresa petrolífera finlandesa fundada em 2004, e DGFuels, líder emergente em hidrogênio renovável e biogênico. O objetivo do acordo é o fornecimento de 1,6 milhão de toneladas de combustível de aviação sustentável (SAF).
Segundo comunicado da transportadora aérea:
“Estes contratos são um primeiro passo importante para atingir um dos objetivos do grupo: incorporar 10% da SAF até 2030. Estes contratos representarão cerca de 3 destes 10%.”
Vale destacar que em 2021, o combustível de aviação sustentável no Brasil foi discutido pela Abear.
Grupo Air France-KLM – contratos
Além disso, as primeiras entregas do SAF estão previstas para 2023, como informa a Renewables Now.
Quem já realizou voos desse tipo, com o uso de combustível de aviação sustentável, foi Copa Airlines, em junho deste ano. Na ocasião, Boeing 737 MAX, com 17 toneladas de SAF voou entre Los Angeles e a Cidade do Panamá.
Sendo assim, pelos contratos, o Grupo Air France-KLM receberá um total de 1,6 milhão de toneladas de SAF no período de 2023 a 2036. O acordo com a Neste é de 1 milhão de toneladas a serem fornecidas entre 2023 e 2030. Enquanto isso, o cumprimeiro com a DG Fuels é de 600 mil toneladas no período 2027-2036.
Um dos maiores contratos do gênero
Contudo, a Neste disse ainda que seu contrato é um dos maiores do gênero no setor de aviação. Isso poque o combustível de aviação sustentável Neste MY da companhia é um combustível drop-in produzido a partir de resíduos renováveis e matérias-primas residuais, como óleo de cozinha usado e resíduos de gordura animal.
De acordo com Thorsten Lange, vice-presidente executivo de Renováveis. Aviação em Neste:
“Até o final do próximo ano, a Neste terá uma capacidade de produção anual de 1,5 milhão de toneladas de SAF, pronta para apoiar o Grupo Air France-KLM e outras companhias aéreas na Europa e em todo o mundo.”
Por fim, a Air France-KLM busca incorporar 10% de SAF até 2030 e estima que os novos contratos cobrirão 3% das necessidades de SAF.
*Foto: Reprodução/Neste