Navio produtor de hidrogênio é projeto da empresa japonesa MOL; construção envolve vela eólica, com a finalidade de buscar soluções de energia limpa a partir do hidrogênio
Já parou para pensar que hoje é possível construir um cargueiro marítimo com zero emissão de poluentes? Trata-se de uma embarcação com 60 a 70 metros de comprimento. E o melhor de tudo: não há necessidade de reabastecimento. Isso porque é um combustível sustentável que é produzido pelo vento. É o que promete a principal transportadora japonesa. Mitsui O.S.K. Lines (MOL). A empresa anunciou em 4 de janeiro que, em 2024, pretende construir o navior produtor de hidrogênio. Batizado de Wind Hunter, o navio será equipado com diversas velas eólicas rígidas e dobráveis, que permitirão o armazenamento do combustível.
Navio produtor de hidrogênio
O processo de construção do navio produtor de hidrogênio parte da tecnologia das velas. No caso, quando há regiões de fortes ventos, é capaz de absorver e armazenar o hidrogênio que o vento contém e, em períodos de poucos ventos, a embarcação pode utilizar esse vento armazenado. Além disso, também haverá a captação de hidrogênio por meio do uso de turbinas subaquáticas. Essas turbinas têm a capacidade de gerar eletricidade, eletrolisar a água pura a partir da água salinizada, e assim absorver o hidrogênio. Em seguida, esse hidrogênio é colocado em tanques, em forma de metilciclohexano líquido (MHC), que submete o gás a uma criogenia, e armazenado de modo econômico e seguro.
Períodos de calmaria
Por outro lado, nos períodos de calmaria marítima, o hidrogênio armazenado é usado na alimentação de células de combustível. Sendo assim, o Wind Hunter consegue obter a energia necessária para o funcionamento das hélices elétricas que movimentam o navio na direção programada, utilizando o chamado hidrogênio verde. Atualmente, especialistas tem apontado que a produção de hidrogênio já pode ser considerada uma commodity no Brasil, e que o país já possui plena condição de se tornar um exportador em potencial. Além de fornecer condições para o mundo se tornar neutro no que diz respeito à emissão de carbono.
E mais, isso tudo sem intervenção humana, totalmente automatizado, pois a tecnologia utilizada é digital e pode ser fiscalizada e orientada remotamente. Essa tecnologia também prevê a busca por rotas em que o vento sopra com mais intensidade, e assim as viagens consumiriam ainda menos energia.
Produção
O hidrogênio é o gás mais presente na atmosfera. No entanto, ele também pode ser produzido por meio de mecanismos térmicos em que o vapor provoca reações de combustão em hidrocarbonetos, e o hidrogênio é produzido. Há uma quantidade sem número de combustíveis que podem ser utilizados para essa produção, desde o diesel ao gás natural, até o biogás. Entretanto, nessas gerações há emissão de gases poluentes. Para emissão zero de carbono, o processo precisa ser realizado por eletrólise, onde o hidrogênio, presente na água, é desmembrado.
Já a utilização de hidrogênio, como combustível, apenas pode se dar se o mesmo passar por células em que ocorrem procedimentos inversos àqueles que acontecem na eletrólise. É a célula combustível que impulsiona um motor. O método, que possui um eletrodo positivo, por onde há o recebimento do ar, e um eletrodo negativo, onde substâncias químicas segregam os prótons e os elétrons do hidrogênio. Os prótons são conduzidos ao eletrodo positivo para se incorporarem ao ar e gerar calor e água. Assim acontece a combustão por meio da produção de vapor de água.
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