A permacultura foi inicialmente desenvolvida por Bill Mollison e David Holmgren, na Austrália no começo dos anos 1970
A permacultura une práticas ancestrais e conhecimentos modernos. Ela se originou a partir do desenvolvimento econômico e tecnológico. E também se deve à Revolução Industrial, descoberta do petróleo e seus subprodutos, além da ampliação do consumo.
Isso porque faz a humanidade caminhar oara sérios problemas: o esgotamento de recursos naturais, a crise climática e a chance de um colapso a nível mundial.
E é exatamente por estes fatores que a Permacultura surge como uma solução.
Permacultura e seu modelo de operação
A permacultura é uma solução por ter seu próprio modelo de operação. Ele é baseado em: princípios éticos, princípios de planejamento e metodologia de design.
Portanto, a permacultura é um sistema para a criação de comunidades por meio de design ecológico.
Além disso, a partir das práticas de sustentabilidade da permacultura é possível prover as necessidades humanas. Suas práticas também são capazes de apoiar a sociedade para a sobrevivência em tempos de crise.
Princípios éticos
Ainda sobre os princípios éticos da Permacultura, eles foram desenvolvidos para promover uma cultura menos egoica. Além de orientar comportamentos humanos para a compreensão da atuação individual e coletiva no mundo, e as consequências dos hábitos e ações. São eles:
- Cuidar da Terra – agir com responsabilidade a partir de ações e hábitos que tornam possíveis a conservação da vida e da biodiversidade. Entre as quais: vida no solo, qualidade do ar e da água, que garantem o equilíbrio dos ecossistemas e, consequentemente, nossa sobrevivência e a de todas as espécies.
- Cuidar das pessoas – esse princípio ético atua no âmbito das relações do contexto do “eu” dentro do “nós”. Significa a responsabilidade e o pleno respeito e cuidado com todos que habitam o planeta, incluindo as demais espécies.
- Cuidar do Futuro ou Partilha Justa – esse princípio é sobre o modo como escolhemos usar nossos recursos. Aqui há uma busca por criar sistemas de compartilhamento e distribuição de recursos. E isso chama atenção para os limites de consumo, além do risco de perda de recursos naturais que ameaça as próximas gerações.
Permacultura no dia a dia
Ela aborda temas profundos e inerentes à vida humana. Sendo assim, o desenvolvimento sustentável exige revolução e mudanças de paradigmas.
A parte possível de realização engloba:
- Cultivar seu próprio alimento ou optar por consumir alimentos orgânicos do produtor mais próximo de você;
- Produzir sua própria energia em casa;
- Realizar saneamento ecológico e compostagem;
- Construa ou reforme sua casa com materiais ecológicos. E, por design apropriado, conforme Arquitetura Bioclimática.
Implementação
A implementação pode se encaixar no modo de vida da sociedade. Ela foi feita justamente para se adequar em qualquer parte do planeta. Sendo assim, é possível iniciar a partir de você mesmo. Desde sua alimentação, moradia, meio de transporte, trabalho e modo de atuar no mundo.
Como se tornar um agente?
Contudo, qualquer pessoa pode se tornar um permacultor (a). Porque vários estudos e tecnologias já estão disponíveis para serem aplicados para colaborar com uma forma de viver mais ecológico.
*Foto: Unsplash