Tênis da Reebokutiliza como matéria prima, plantas
Em um consumo ainda desenfreado por parte dos norte-americanos, calcula-se que o país desperdice em torno de 300 milhões de pares de sapatos por ano, simplesmente os jogando no lixo. E um dos grandes causadores deste fator são justamente os fabricantes de tênis, pois muitos ainda utilizam o plástico como a principal matéria prima.
Amenizar a questão
No intuito de amenizar esta questão, alguns gigantes do setor estão investindo em pesquisas e em desenvolvimento de novos materiais, em busca de maior sustentabilidade. Uma prova disso é que no início deste ano, a Adidas lançou um tênis 100% reciclável: depois ficar bastante gasto, ele pode ser devolvido à loja, que o transforma em um novo calçado.
No entanto, em 2015 a companhia lançou um protótipo de um tênis, produzido com fios plásticos de redes de pesca ilegais, que foram confiscadas na costa das Ilhas Maldivas, no Oceano índico.
O projeto é uma parceria com a organização ambiental Parley for the Oceans, que autoriza o uso de resíduos plásticos na transformação de fios de fibra. Já em novembro de 2016, a fabricação passou a valer, atingindo 1 milhão de tênis produzidos com lixo plástico retirado dos oceanos.
Reebok cria tênis sustentável
A Reebok segue agora os mesmos passos. Ela que também integra o grupo Adidas, divulga uma novidade: a criação de um tênis de corrida vegano, confeccionado com materiais produzidos a base de plantas.
Para chegar ao protótipo de hoje foram necessários três anos de pesquisa e desenvolvimento. Nomeado de Forever Floatride GROW, o calçado para corredores tem entressola fabricada com sementes de mamona (cultivada de forma sustentável) e a parte superior com eucalipto (biodegradável, de origem sustentável, e ainda resistente, facilitando a transpiração). Sua palmilha é produzida com espuma de algas e na sola é utilizada borracha natural (de seringueiras reais), em substituição à borracha à base de petróleo.
Em declaração à imprensa, Bill McInnis, vice-presidente da Reebok Future, afirmou:
“Com o Forever Floatride GROW, estamos substituindo o plástico à base de petróleo por plantas.”
E ainda revelou:
“O maior desafio ao fabricar um sapato como esse foi o desenvolvimento de materiais à base de plantas que pudessem atender às necessidades de alto desempenho de corredores.”
Lançamento do tênis vegano
O novo tênis de corrida da Reebok deve chegar às prateleiras no semestre de 2020. Porém, não há informações se o calçado também estará disponível no Brasil.
Compromisso público
Em 2017, a marca Reebok já havia lançado outro tênis sustentável: o Cotton + Corn. O calçado é confeccionado com matéria-prima à base de plantas, com seu corpo de algodão orgânico e a sola de um derivado do milho industrial (não comestível), e ainda é totalmente antitóxico e livre de petróleo.
A companhia assumiu publicamente um compromisso de diminuir, gradativamente, a utilização de poliéster virgem na confecção de seus tênis e calçados, além de abolir de vez este tipo de material de sua linha de produção até o ano de 2024.
Fonte: Site Conexão Planeta
*Foto: Divulgação