Transportadora da F1 pretende assim zerar CO2 até 2050; são 1.400 toneladas de carga transportadas entre as corridas, afirma a DHL, que é parceria da Fórmula 1 há 18 anos
Um dos grandes desafios da F1 está na logística. Isso porque são 1.400 toneladas de carga sendo transportadas entre as etapas em tempo recorde. Sendo assim, o intervalo entre uma corrida e outra chega a ser de apenas uma semana, o que faz com que o transporte tenha que ser realizado em apenas alguns dias.
Transportadora da F1
O GP de São Paulo ocorreu no último final de semana (11 a 13/11), no Autódromo de Interlagos. Além disso, nesta sexta-feira (18), os treinos começam em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, que fica a mais de 12.000 km de distância.
Entretanto, ainda há o desafio de transportar essa carga tão valiosa em tão pouco tempo. Para isso, a DHL, transportadora da F1 há 18 anos, tem como missão reduzir o impacto ambiental de todo o processo logístico.
De acordo com John Williams, chefe da DHL UK Motorsports.
“Nós gerenciamos a logística da Fórmula 1 há quase 40 anos e com o crescimento contínuo da popularidade do esporte – com mais datas de corrida e locais sendo adicionados ao calendário da temporada – a logística continua sendo uma grande parte do que torna a experiência na F1 possível.”
E ainda complementou:
“Estamos entusiasmados por poder trazer os equipamentos e carros para a corrida em São Paulo. Não estamos apenas focados em entregar a corrida ao redor do mundo, mas também em fazê-la da forma mais sustentável possível.”
Objetivo
Contudo, o objetivo é o de reduzir as emissão de 39 milhões de toneladas em 2021 para menos de 29 milhões de toneladas até 2030, a DHL investirá 7 bilhões de euros até 2030 em operações de logística limpa.
O feito então será aumentar a participação de combustível sustentável em linha para mais de 30%, além de elevar em 30% a mistura de combustível de aviação sustentável.
Em 2022
Neste ano, a transportadora já comprou mais de 830 milhões de litros de combustível de aviação sustentável e mais de 60 milhões de litros de combustíveis marítimos sustentáveis.
Veículos elétricos
Por outro lado, a DHL aposta também em veículos movidos à eletricidade para reduzir a emissão de CO2. No Brasil a empresa já possui 70 caminhões elétricos e a meta é chegar a 120 no ano que vem. Mas a promessa é que em 2025, 40% da frota dedicada ao Brasil será completamente elétrica.
Transportadora da F1 é parceira oficial
A empresa é a parceira oficial de logística da Fórmula 1 desde 2004, e patrocinadora global mais antiga do evento. A equipe conta com mais de 50 profissionais especializados em automobilismo, sendo 35 deles exclusivamente dedicados ao deslocamento logístico da competição pelo mundo, trabalhando de perto com a organização da Fórmula 1 e com as equipes.
Além disso, esta equipe gerencia o deslocamento dos carros, motores, pneus, peças de reposição, combustível e outros equipamentos em geral, além de centenas de toneladas de equipamentos relacionados ao marketing, alojamento e produção de TVs.
*Foto: Reprodução