Turboélices da Piper poderá contar com o SAF em todas as aeronaves do modelo PA-46, incluindo o M600 / SLS, M500 e o Meridian
A Piper Aircraft anunciou há alguns dias, que vai utilizar o combustível de aviação sustentável (SAF) em todas as aeronaves do modelo PA-46, incluindo o M600 / SLS, M500 e o Meridian. Na ocasião, durante a presença da Piper na feira aeronáutica Aero Friedrichshafen, as aeronaves citadas acima receberam aprovação (NOD) para uso de combustível com mistura de até 50% de SAF, no dia 25 de abril.
Vale lembrar que em 2022 o combustível de aviação triplicou.
SAF até 50%
Além disso, o SAF até 50% não é apenas aprovado pela FAA via SAIB NE-11-56R4, mas fica com uso autorizado em todos os países em que operam aviões à turbina Piper M-Class. E todo o combustível de aviação que atenda a requisitos da Sociedade Americana de Testes e Materiais (Astm) pode ser usado em unidades do fabricante, que afirmou que a introdução do SAF não exigirá alterações na aeronave ou nos manuais de operação.
Turboélices da Piper
Vale destacar que durante a última edição do EAA AirVenture de Oshkosh, no ano passado, a Piper Aircraft e a canadense CAE anunciaram uma parceria para o desenvolvimento de um kit de conversão movido a eletricidade por meio de um Certificado de Tipo Suplementar (STC) para o Archer TX. Após a certificação, a CAE planeja converter dois terços de sua frota de treinamento do modelo existente e será a primeira a desenvolver um currículo para novos pilotos realizarem treinamento em um avião elétrico.
De acordo com Ron Gunnarson, vice-presidente de vendas, marketing e suporte ao cliente do fabricante
“Priorizar a sustentabilidade em nossas aeronaves à medida que os avanços tecnológicos permitem é importante para a Piper Aircraft, vista pela primeira vez em nossa parceria elétrica Archer TX / CAE e agora com compatibilidade com combustível de aviação sustentável em nossos turboélices.”
Novos recursos
Por fim, a Piper e a Garmin também adicionaram novos recursos de aviônica do M600/SLS, incluindo visão sintética aprimorada, radar meteorológico, navegação, planejamento de vôo e listas de verificação, bem como cálculos de peso e balanceamento, monitoramento de aproximação estabilizada, anel de alcance de planeio e SafeTaxi 3D. Este último recurso fornece uma visão 3D do ambiente em solo durante o táxi, com representações de marcadores de aeroportos, edifícios e outras marcações de posição e orientação de rotas de taxiamento.
*Foto: Reprodução/Pixabay (Kim Hunter)