Usina Coruripe vai expandir a capacidade de moagem anual de unidade para 2,5 milhões de toneladas
A Usina Coruripe anunciou na última terça-feira (19) que investirá R$ 200 milhões em sua unidade de Limeira do Oeste (MG), no Triângulo Mineiro. O objetivo é instalar uma linha de produção de açúcar VHP na planta industrial, que hoje produz apenas etanol, afirma comunicado.
Usina Coruripe – expansão
A Usina Coruripe vai expandir a capacidade de moagem anual da unidade de 1,5 milhão de toneladas para 2,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Sendo assim, será possível haver um acréscimo de produção de 187 mil toneladas de açúcar VHP por ano, com um impacto na economia.
Para a instalação da nova linha de produção, a usina adquiriu, no ano passado, os ativos da Usina Corol, no Paraná, e transferiu os equipamentos para Limeira do Oeste.
Já a conclusão das reformas e da instalação das novas máquinas está prevista para março de 2024, informou a empresa.
Investimento
Recentemente, a companhia investiu R$ 95 milhões em uma unidade de transbordo rodoferroviário. Ela é operada dentro da unidade de Iturama (MG) e conectada ao trecho da Ferrovia Norte-Sul.
Além disso, sua operação logística tem capacidade para movimentar 2 milhões de toneladas de açúcar de exportação (VHP) por ano. E agora a produção da planta de Limeira de Oeste, que fica a aproximadamente 50km de distância, será escoada por este terminal recém-inaugurado. É o que revela a nota do diretor-financeiro da Usina Coruripe, Thierry Soret:
“A expansão da unidade de Limeira representa um investimento estratégico, que consolida o Grupo Coruripe no Triângulo Mineiro, além da otimização da logística com a operação do novo terminal de Iturama.”
Suporte
Soret disse ainda que o investimento para a expansão da produção de açúcar conta com o suporte das tradings Czarnikow e Sucden.
“Não vai aumentar a alavancagem financeira e já vem com receitas futuras garantidas em níveis suficientes para garantir um payback extremamente rápido e um retorno de investimento muito vantajoso.”
Por fim, a Coruripe afirma que estão previstos aportes para ampliação dos canaviais da empresa, o que já está em curso.
*Foto: Reprodução