O VII Congresso da Rede Brasileira de tecnologia e Inovação de Biodiesel anunciou a temática desse ano. Serão sete assuntos, mas com foco em duas categorias: empreendedorismo e inovação.
A banca organizadora do Congresso de Biodiesel optou por este universo como tema dos artigos na intenção de defender e instigar o pensamento em torno da cadeia produtiva do biodiesel.
As sete temáticas para a produção dos trabalhos são: armazenamento, estabilidade e problemas associados, caracterização e controle de qualidade; coprodutos e bioprodutos; matérias-primas; políticas públicas e desenvolvimento sustentável; produção de biodiesel; e uso de biodiesel. Para saber todas as informações, os interessados devem acessar o site do evento.
Prazo e idiomas
O prazo para a entrega dos artigos é até o dia 4 de setembro. Os candidatos podem enviá-los em três idiomas: espanhol, inglês e português. Além disso, é permitido que cada autor principal possa desenvolver até 15 trabalhos científicos.
Modo de avaliação
Segundo o presidente do Congresso e pesquisados da Embrapa Agroenergia, Bruno Laviola, o certame terá alguns critérios de julgamento. São eles:
- Contribuição para o desenvolvimento do conhecimento na temática do Congresso;
- Clareza na definição dos objetivos; adequação metodológica; apresentação de resultados concretos e conclusivos;
- Relevância e adequação a uma das temáticas do evento e ao Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel.
Para que a questão do biodiesel no Brasil seja alavancada em médio e longo prazo é necessário superar obstáculos por meio de processos inovadores. Por isso, Laviola ressalta a importância de que instituições de pesquisa, tanto privadas como públicas, além das universidades, devam participar do Congresso e apresentar suas ideias. Com isso, haverá uma discussão mais enriquecedora em torno da temática inovação para a cadeia produtiva do biodiesel.
Datas do evento
A sétima edição do Congresso de Biodiesel acontece entre os dias 4 e 7 de novembro, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis (SC). A realização do evento fica por conta da Embrapa, juntamente com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com apoio do governo catarinense e do CNPq. Já a Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel é a responsável por promover o Congresso.
*Foto: Divulgação