A agricultura familiar da região recebeu certificação orgânica com validade de 12 meses, mas que precisa ser renovada anualmente
Os agricultores de Parelheiros foram contemplados por meio do projeto Ligue os Pontos, pertencente à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, da prefeitura de São Paulo, com certificados de produção orgânica. Ao todo, 13 produtores receberam a documentação emitida pelo Instituto Biodinâmico (IBD). Com isso, os agricultores familiares da zona Sul da capital paulista estão aptos a comercializar seus produtos em supermercados, restaurantes, hotéis, lojas, além das tradicionais feiras livres.
Agricultores de Parelheiros tiveram mentorias
Os agricultores de Parelheiros receberam mentorias da equipe do programa Ligue os Pontos por mais de um ano. Já o IBD ficou responsável pela parte de entrega da certificação orgânica (oficializada pelo Ministério da Agricultura), além de realizar auditorias. Durante este período, os produtores da região tiveram que comprovar que não usavam agrotóxico, fertilizantes ou adubo químico em seus esquemas de produção de alimentos.
Além disso, também foi preciso garantir que haveria uma preservação da diversidade biológica dos ecossistemas naturais. Isso engloba a utilização da água, do ar, do uso saudável do solo e diminuição de contaminação de todos esses elementos. Só após cumprir todas estas etapas é que os agricultores de Parelheiros conseguiram receber os certificados que possuem 12 meses de validade. No entanto, a partir da data de emissão, eles devem ser renovados todos os anos.
Maior área de preservação ambiental da região metropolitana
Com o aval dado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, os produtores locais conseguem potencializar suas ações. Pois, eles estão concentrados na maior área de preservação ambiental da região metropolitana. Além disso, o município de São Paulo dispõe de uma zona rural que consta do Plano Diretor Estratégico e também de um programa que influencia a atividade agrícola. Também visa o respeito e conscientização em relação ao meio ambiente, conectando o produtor aos deu consumidor final.
Programa Ligue os Pontos
O objetivo do projeto Ligue os Pontos visa o fortalecimento dos agricultores familiares, principalmente. É importante para o programa a disseminação de conhecimento, informação e desenvolvimento de habilidades. Com isso, portanto, eles conseguem estar aptos para realizar melhorias em seus processos de produção. Consequentemente, elevam seu lucro, em especial, nas regiões de proteção aos mananciais, localizadas na zona Sul.
Além disso, a meta do programa é interligar as demandas de mercado à produção agrícola por meio de ações ao longo da cadeia de valor da agricultura local.
Fonte: Site Ciclo Vivo e Prefeitura de São Paulo
*Foto: Divulgação / Ed. Globo – Marina Salles