Mecânicos de veículos elétricos movimenta mercado de ônibus e caminhões do segmento
Com o segmento altamente sustentável em maior evidência, o setor de transportes também se mexe. Além disso, o nicho de veículos elétricos chama cada vez mais a atenção no país.
Mecânicos de veículos elétricos
Além disso, atentos aos movimentos do mercado, das montadoras e de seus novos modelos é preciso manter o foco especial nos modelos híbridos. Isso porque já ditam tendências e futuro, e parecem ser os grandes representantes de transição entre esses dois mundos.
Contudo, conforme o sucesso ou não de público, novas rotas podem ser traçadas pelos fabricantes. Os motores contam com alta tecnologia embarcada. Portanto, diante deste cenário, também precisam de mecânicos de veículos elétricos, capacitados e bem treinados para lidarem com sistemas eletrônicos de gerenciamento. Porém, o mercado ainda possui dificuldades em encontrar esse tipo de profissional.
Mercado de reparação
Vale destacar que a partir de uma visão mais ampla para o mercado de reparação, os olhares se dirigem ao segmento que surge de modo tímido. Mas promete crescer muito nos próximos anos: o da conversão de veículos a combustão em elétricos.
Sendo assim, o cenário faz com que cada vez mais reparadores independentes, antenados sobre essa tendência mundial, tenham procurado capacitação para se preparar para esse mercado, visivelmente, em expansão. No entanto, ainda nesse universo eletrificado há outro nicho que cresce paralelamente: o de veículos pesados.
Neste contexto, a frota nacional de caminhões e ônibus é importante para mobilidade no Brasil. Trata-se de veículos de alto valor agregado. E isso torna mais difícil sua implantação rápida e sem acerto cuidado estratégico. Graças a uma série de incentivos, como isenção de tarifas para a venda ou importação de peças para veículos elétricos e contratos de concessão, praticadas entre instituições governamentais e empresas de transporte.
Chile lidera a transição
Mas, para efeito de comparação, pesquisas indicam que a frota de ônibus elétricos quase que dobrou, na América Latina, nos últimos cinco anos. Quem puxa essa fila é o Chile, que tem a maior frota da região por investir pesado em políticas que visem aumentar a concentração dos coletivos sustentáveis, no país.
Por fim, de acordo com o monitor E-bus Radar, elaborado pelo Labmob, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking dos países com maior número de ônibus elétricos, já contando com seus muitos modelos trólebus para reforçar a lista – são quase 350 veículos. Porém, apenas oito, dos 48 municípios, possuem veículos elétricos em circulação.
Maior frota em SP
A cidade de São Paulo tem a maior frota. Campinas possui a segunda, e já realizou uma concessão para implantar mais 400 veículos elétricos, nos próximos anos. Inclusive, a cidade é sede da BYD, uma das principais fabricantes de elétricos, no País, de origem chinesa, e com capacidade para produzir 700 unidades por ano. Além da BYD, no Brasil, ainda possui mais duas fábricas que produzem ônibus elétricos, a Eletra, em São Bernardo do Campo (SP), e a Volvo, em Curitiba (PR).
Conversão de combustão a movido a bateria
Outra frente muito importante, ligada à área técnica e que se originou desse movimento, foi a conversão de veículos a combustão em elétricos. E empresários têm demonstrado interesse.
Conclusão
Por fim, quem possui interesse em entrar nesta área como reparador, o momento é bom, uma vez que muito ainda deve ser realizada em relação aos motores a combustão que seguem em operação. E isso demanda mais investimentos por conta do controle de emissões de gases, como o Euro 6.
*Foto: Reprodução