As minhocas californianas são as mais utilizadas no processo de compostagem. É por meio delas que é gerado o húmus, também usado na vermicompostagem.
Minhocas californianas
As minhocas californianas pertencem à espécie Eisenia Andrei. Esta espécie colabora de modo significativo e eficaz no processo de compostagem doméstica.
A utilização das minhocas “vermelhas” age de forma rápida e sutil, transformando resíduos orgânicos depositados na composteira em um adubo rico em nutrientes a todos os tipos de planta. Este adubo, chamado de húmus de minhoca é considerado por vários especialistas do setor como um dos melhores adubos para condicionar o solo.
Vantagens
É importante ressaltar que o uso de minhocas californianas na compostagem residencial pode gerar grandes benefícios à sociedade. O motivo é que com a compostagem os resíduos orgânicos passam a ser menos descartados em aterros e lixões. A partir daí os líquidos e gases que estes resíduos geram tem sua trajetória interrompida e, consequentemente, não impactam o meio ambiente.
Além disso, os resíduos orgânicos aliados aos resíduos secos dentro de um bom minhocário formam um ótimo composto em aproximadamente 30 dias. No entanto, para que isso aconteça é importante seguir uma ordem específica neste processo: minhocas, húmus e por último os resíduos orgânicos crus e secos.
Minhocas californianas X Nativas brasileiras
Existem diferenças significativas entre as minhocas californianas e as nativas brasileiras (aquelas que podemos encontrar diariamente em nosso jardim), em pelos menos quatro aspectos, como podemos ver logo abaixo.
Movimentos: Ao contrário das minhocas nativas que são conhecidas como “puladeiras”, os movimentos do corpo das minhocas californianas são mais calmos;
Tamanho: Comparada às nativas, o tamanho das minhocas californianas são o dobro de menores;
Vorazes: Apesar de menor em tamanho em relação à nativa, sua espécie é conhecida por ser “devoradora” e é por isso que seu uso na compostagem doméstica é fundamental;
Cor avermelhada: Por último, sua cor a torna bastante diferente da minhoca nativa. A espécie californiana possui tons avermelhados e também costuma ser muito procurada por pessoas que praticam pesca.
Uso das minhocas californianas na compostagem
Sua utilização na compostagem é capaz de transformar uma terra infértil em terra boa. Sendo assim, as plantas e alimentos podem crescer mais bonitos e saudáveis, e ainda colaboram para o aumento de água e ar do solo, tornando o mesmo mais produtivo.
Vale lembrar que o sucesso do processo de compostagem depende de seu equilíbrio, que significa que deve haver uma quantidade certa de produtos unidos e secos, seguindo exatamente a sequência mencionada acima. Na prática, um material úmido pode ser os talos dos vegetais ou as cascas de frutas e verduras. Além delas serem fontes ricas em nitrogênio também ajudam muito na compostagem doméstica.
Já os alimentos secos podem ser as folhas de árvores secas, grama e serragem. Eles fazem com que ocorra de forma igualitária um equilíbrio entre a junção do nitrogênio (úmido) e carbono (seco).
Fonte: Site Eco Consumo
*Foto: Divulgação