Produtos orgânicos despertam o interesse do consumidor devido à qualidade dos alimentos e uso de técnicas que respeitam o meio ambiente
No varejo, os produtos orgânicos estão em praticamente todas as grandes redes de supermercados, além do aumento contínuo do número de feiras orgânicas. Sendo assim, hoje, os consumidores estão atentos em relação à procedência e certificação que garantam a qualidade dos alimentos que consomem.
O que são produtos orgânicos
Os produtos orgânicos são obtidos dentro de um sistema de produção agroextrativista sustentável.
Além disso, segundo a Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), a venda de produtos cresceu mais de 40% no Brasil. Atualmente, mais da metade dos pesquisados estão preocupados com a qualidade da alimentação (62,1%) e 46,6% afirmam consumir orgânicos todos os dias.
História
Apesar da história recente dos orgânicos, com início no século XX, foi apenas a partir de 2001 que os grandes mercados, Estados Unidos e Europa, se preocuparam em regulamentar, criar mecanismos de controle para garantia da qualidade e credibilidade junto ao consumidor final.
Processo brasileiro
Por outro lado, o Brasil só começou este processo em 2003, a partir da criação da Lei 10.831 sob as asas da agroecologia e da agricultura familiar.
Segundo Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & Negócios:
“A regulamentação aconteceu em 2011, com a criação do selo nacional obrigatório que oferece a credibilidade que o consumidor precisa.”
No Brasil, é a Lei nº 10.831/2003 que regulamenta os orgânicos e, que pode mudar conforme os mercados. Os três principais são: BR (mercado nacional), EOS-CE (União Europeia) e USDA-NOP (Estados Unidos).
Sobre isso, Vininha F. Carvalho explica:
“O crescimento no consumo de produtos orgânicos reflete maior conscientização do consumidor na busca por produtos cada vez mais saudáveis e menos industrializados, que no processo de produção minimize o impacto ambiental, que garanta ser seguro, bom para a saúde e que possa ser adotado em programas de prevenção para a saúde.”
Instituto BrasilAgro
O Instituto BrasilAgro foi aceito no Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa reúne empresas comprometidas com a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Já o braço social da empresa BrasilAgro, que produz alimentos, fibras e bioenergia, foi fundado em 2020 com o objetivo de criar e gerir projetos que permitam impactar positivamente a vida das pessoas nas comunidades em que atua. É o que comenta Ana Paula Zerbinati, diretora do Instituto BrasilAgro e head de Relações com os Investidores da companhia:
“Integrar o Pacto Global da ONU representa um avanço para que o Instituto BrasilAgro consiga, por meio das metas estabelecidas pelas ODSs, produzir indicadores sociais mais efetivos, além de reforçar o compromisso com a promoção sócio educacional.”
Cursos de formação
Contudo, os projetos desenvolvidos pela companhia também incluem cursos de formação, com a criação de apiários e organização de pequenos produtores para comercialização de produtos orgânicos, o cultivo de hortaliças e plantas medicinais em horta agroecológica e o subsídio de técnico agrícola para orientar a cajucultura, em parceria com o “Amigos do Bem”.
Por fim, Vininha F. Carvalho diz que quando o consumidor faz escolhas mais conscientes e passa a comprar produtos orgânicos, ele contempla todo um ecossistema. Além disso, o ciclo de vida e a fase de produção de cada produto refletem em um estilo de vida mais sustentável.
*Foto: Reprodução