Resultado positivo da soja para o período teve êxito financeiro aos produtores, segundo dados da DATAGRO
O primeiro quadrimestre deste ano demonstrou resultado positivo financeiro em relação aos produtores de soja do país. Os dados foram levantados pela Consultoria DATAGRO. Os indicadores foram parcialmente similares ao que foi observado no mesmo período do ano anterior. O levantamento avaliou os preços médios praticados, a lucratividade bruta e a rentabilidade obtida pelos sojicultores.
Resultado positivo da soja
Até o momento, a média dos preços da oleaginosa no período analisado no país está até 23% acima dos excelentes resultados notados em igual época em 2019, inclusive com recordes. É o caso da cidade de Passo Fundo (RS), que registrou média de R$ 90,05 por saca de 60 kg no quadrimestre. Já no comparativo realizado em dólares, há variação de +1 a -3% entre as médias deste ano das praças verificadas sobre o último ano, conforme explica Flávio Roberto de França Junior, coordenador da DATAGRO Grãos, em entrevista à Revista Rural:
“Até este momento, as cotações garantem resultados positivos de renda a grande parte dos produtores. Exceção feita aos produtores que tiveram perdas com o clima, com destaque negativo para os estados de Santa Catarina e, especialmente, Rio Grande do Sul. Como os preços vêm evoluindo para cima de forma gradativa e quase linear, o fluxo de comercialização também vem avançando nesse ritmo, com os produtores aproveitando bem a cada pico de preços observado.”
Lucratividade
Nas análises de lucratividade, que medem a relação bruta entre a receita média obtida e o custo de produção, a parcial do ano indica que os produtores nacionais também mantêm cenário positivo pelo décimo quarto ano seguido, com resultados até melhores do que em 2019.
A maioria dos estados brasileiros apresentou melhora da produtividade média em relação à última safra. No Oeste do Paraná, por exemplo, a lucratividade bruta parcial é de 48% contra 33% em 2018/2019.
Já a terceira variável diz respeito à rentabilidade financeira, que leva em consideração a soja como opção de investimento. Ela inda apresenta desempenho positivo e estimulante ao cultivo da soja na parcial dos quatro primeiros meses de 2020. No primeiro quadrimestre, a soja no mercado físico obteve rentabilidade média de 9,38%, já descontada a inflação de -0,20% (índice IPC da Fipe). Em 2019, no mesmo período, a média nacional estava em -6,85%.
Sobre isso, França ressalta:
“Com exceção do Ibovespa, todos os investimentos tiveram evoluções no desempenho sobre igual período do ano passado.”
O Ibovespa no período acumula perdas de 30,52% na B3, o dólar comercial ganhos de 35,39% e a poupança tem alta de 0,78%.
Fonte: Revista Rural
*Foto: Divulgação