Logística reversa da Green Mining iniciou operação no fim de 2018, em São Paulo, e hoje realiza coletas também em Brasília e no Rio de Janeiro
No mês de julho, a startup de logística reversa Green Mining atingiu a marca de 1 milhão de quilos de vidro coletados. Os mesmos foram encaminhados para reciclagem.
Startup de logística reversa inteligente
A Green Mining iniciou suas atividades no fim de 2018, em São Paulo, e hoje realiza coletas também em Brasília e no Rio de Janeiro. Além das embalagens de vidro, a empresa coleta ainda garrafas em bares, restaurantes, hotéis e condomínios.
Programa Aceleradora 100+ da Ambev
Além disso, a Green Mining participou da primeira edição do programa Aceleradora 100+ da Ambev. Sendo assim, a startup destina o vidro coletado para a fábrica da cervejaria para o procedimento de reciclagem.
HUBs Green Mining
Em São Paulo, a empresa de logística reversa inteligente possui atualmente HUBs de coleta em 15 bairros . Além disso, a operação também foi estendida para Brasília e Rio de Janeiro (situadas no Flamengo, Laranjeiras, Leblon e Centro).
Como a operação funciona?
Por meio de triciclos, os coletores da startup percorrem estabelecimentos cadastrados em cada bairro e retornam com os materiais para a HUB. Assim que o local atinge sua capacidade, o vidro é encaminhado diretamente à fábrica da Ambev para reciclagem.
Pilares da iniciativa
Contudo, a iniciativa possui pilares importantes e uma delas é contratar formalmente ex-catadores de rua. Então, eles são treinados e registrados em carteira de trabalho, com todos os direitos garantidos e equipamentos de proteção. Sobre isso, o sócio fundador da Green Mining, Rofrigo Oliveira, explica:
“Tem sido uma jornada de muito aprendizado, com patentes depositadas e mais sistemas desenvolvidos. São mil toneladas coletadas e rastreadas de verdade, com monitoramento e, principalmente, respeito à mão de obra do início ao fim da cadeia.”
Destinação correta de 100% do material
Para garantir a destinação correta de 100% do material coletado, todo ele é pesado em casa etapa do processo e registrado no sistema da startup. Com isso, é realizado o rastreamento total de origem, trajeto e destino.
Todo o material é pesado em cada etapa do processo e tudo é registrado no sistema da startup, para garantir a destinação correta de 100% do material. Desta forma, é feito o rastreamento total de origem, trajeto e destino, revela Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de sustentabilidade da Ambev:
“Ver todo esse crescimento da Green Mining só nos certifica de que estamos na direção certa para a construção de um legado positivo para o nosso ecossistema. Esse marco de 1 milhão de quilos mostra que com parceiras e inovação conseguimos ir muito mais longe!.”
Participação do público
A participação do público em geral também é muito importante para a empresa de logística reversa inteligente. Sendo assim, as pessoas podem destinar suas garrafas e embalagens de vidro, encaminhando o material para os pontos de entrega de vidro. Em São Paulo eles estão situados nos seguintes bairros: Brooklin, Bela Vista, Pinheiros, Perdizes, Vila Olímpia e Butantã.
Já no Rio de Janeiros, os pontos de coleta são caçambas inteligentes, localizadas nos bairros do Flamengo, Laranjeiras e Leblon.
Para mais informações, basta acessar o site oficial.
*Foto: Divulgação